promo
Mercados

Como a recondução de Powell impacta ações, cripto, emergentes e imóveis

Notícia de que Biden reconduziu Powell para servir outro mandato foi recebida com alívio em Wall Street

Tempo de leitura: 7 minutos

Bloomberg — O homem que ajudou a resgatar o mercado de ações dos EUA do caos da pandemia está se preparando para mais quatro anos no cargo.

A notícia de que o presidente dos EUA Joe Biden reconduziu Jerome Powell para servir outro mandato como presidente do Federal Reserve foi recebida com alívio em Wall Street. Durante os tumultuosos dois anos anteriores, as decisões do Fed de cortar as taxas de juros e suas medidas para apoiar a economia ajudaram os EUA a evitar uma recessão prolongada, com Powell recebendo elogios de investidores profissionais e amadores.

Agora Powell, junto com a potencial vice-presidente Lael Brainard, enfrentam novos desafios: aceleração da inflação, exacerbada por problemas na cadeia de abastecimento, e a necessidade de, eventualmente, reduzir parte da ajuda monetária concedida durante os piores períodos da pandemia.

As principais responsabilidades do presidente do Fed são manter os preços estáveis, orientar as decisões sobre quando aumentar ou diminuir as taxas de juros e ajudar o maior número possível de pessoas a se empregarem. Portanto, o que o banco central faz - e, então, a renomeação de Powell - afeta quase todos os aspectos da vida financeira cotidiana dos americanos, desde seus planos de compra de imóveis até as economias para aposentadoria e os preços que pagos nos supermercados.

A renomeação de Powell sinaliza que a política monetária mais branda continuará, disse Keith Lerner, estrategista-chefe de mercado da Truist Advisory Services. “É positivo para as pessoas que investem na aposentadoria e nos planos 401 (k)”, disse ele. Mas a cadeira do Fed é apenas um dos muitos fatores que afetarão os mercados e os investimentos - “também é para onde vão as tendências da Covid, para onde vai a economia, fatores da cadeia de suprimentos”, disse ele.

Aqui estão algumas das áreas que os especialistas dizem que serão afetadas - positiva e negativamente - pela recondução de Powell.

Cripto e ativos de risco

Nos últimos dois anos, ativos de investimento de alto risco, como criptomoedas e empresas de tecnologia não lucrativas, viram seus preços dispararem. O motivo? Uma combinação de baixas taxas de juros, aumento da poupança do consumidor e cheques de estímulo do governo dos EUA.

Por exemplo, agora existem duas criptomoedas com tema de cachorro com uma capitalização de mercado teórica de mais de US$ 24 bilhões cada. Enquanto isso, o preço do Bitcoin quase dobrou desde o início do ano, e a empresa não lucrativa de veículos elétricos Rivian Automotive Inc. levantou recentemente quase US$ 12 bilhões na maior oferta pública inicial do ano.

Se Powell demorar a aumentar as taxas de juros, os investidores provavelmente ficarão entusiasmados com apostas arriscadas como essas.

Também existe o argumento de que as criptomoedas podem ser uma proteção contra a inflação, embora a conexão esteja longe de ser clara. Os defensores dizem que, uma vez que as moedas digitais têm um suprimento limitado, elas não podem ser desvalorizadas, ao contrário do dólar americano ou de outras moedas tradicionais.

“Para ‘crypto bulls’ obstinados, outro termo de Powell pode fornecer algum viés de confirmação, uma vez que esses investidores muitas vezes vêem os criptoativos como uma proteção para políticas frouxas do Fed”, disse Mike Bailey, diretor de pesquisa da FBB Capital Partners.

Mas, no geral, há incerteza sobre como os mercados se sairão sem o apoio adicional do Fed, que testará as carteiras dos investidores de varejo, disse Douglas Boneparth, presidente da empresa de gestão de fortunas Bone Fide Wealth.

“Essa é uma das principais ferramentas usadas para manter os preços no mercado de ações”, disse ele. “Quando você tira uma das muletas para ver se a economia pode andar por conta própria, os investidores descobrirão o quão duráveis são suas carteiras.”

Imóveis

As baixas taxas de juros durante o mandato de Powell ajudaram a encorajar os consumidores a fazerem hipotecas e comprarem casas. Isso, junto com a falta de oferta, impulsionou os preços do mercado imobiliário para cima, e sua recondução pode ajudar a manter o setor imobiliário aquecido.

“Eu apostaria que uma expectativa de taxa de juros mais baixa por mais tempo seja favorável para os preços das casas, uma vez que as taxas de hipotecas permaneceriam bem abaixo dos níveis históricos”, disse Bailey do FBB.

É uma boa notícia para quem vende casas e para quem está envolvido em negócios no setor imobiliário, mas torna mais difícil para os compradores, especialmente para quem procura a primeira casa. Em setembro, a proporção de pessoas que acham que agora é um bom momento para comprar uma casa caiu para 29%. A última vez que os americanos foram tão pessimistas no mercado imobiliário foi em 1982, quando a hipoteca de taxa fixa média de 30 anos era superior a 15%, em comparação com cerca de 3% agora.

Mas Greg McBride, analista financeiro chefe do Bankrate, espera que as taxas de cartões de crédito, linhas de crédito de home equity e outros empréstimos ao consumidor e pequenas empresas subam, à medida que o Fed inevitavelmente aumenta as taxas de juros. Ele recomenda que os proprietários refinanciem suas hipotecas agora, quando as taxas ainda estão baixas.

“À medida que avançamos para 2022, pague essa dívida de alto custo, porque quando chegarmos à última metade do ano, esse custo da dívida provavelmente aumentará ainda mais quando o Fed começar a subir as taxas de juros”, disse ele.

Inflação

A inflação paira sobre o consumidor americano agora, com um índice de preços ao consumidor subindo no ritmo anual mais rápido em mais de 20 anos. Isso está afetando uma ampla gama de itens, de sabonete Dove a potes de sorvete.

Para estancar isso, o Fed pode precisar acelerar seu cronograma de aumento das taxas de juros, atualmente perto de zero. O banco central já planejou reduzir seu programa de compra de títulos - que ajudou a fortalecer o mercado de renda fixa - neste mês, e deve aumentar as taxas de juros em junho, de acordo com a precificação nos mercados futuros de taxas de juros.

A reversão do suporte monetário pode causar uma queda no mercado de ações, mas os especialistas dizem que a comunicação clara de Powell com os profissionais de Wall Street e sua abordagem cautelosa para fazer mudanças ajudarão a moderar os danos.

“Se a economia continuar a melhorar, as taxas irão subir, independentemente de quem seja o presidente do Fed”, disse Lerner de Truist. “A única coisa com Powell é que ele está mais focado no emprego máximo, e achamos que ele tomará uma abordagem cautelosa e se certificará de não aumentar as taxas muito rápido.”

No entanto, alguns temem que Powell tenha subestimado a ameaça da inflação e relegado o tema a problemas atuais da cadeia de suprimentos, em vez de reconhecê-la como uma força duradoura.

“Há muitos pensamentos de que Powell exagerou com a inflação e será dovish em relação a isso. Mas acho que ele é mais um player do mercado do que um economista, passou por esses ciclos e acho que isso importa”, disse Kim Forrest, diretor de investimentos da Bokeh Capital Partners. “Como um investidor que investe para outras pessoas, estou muito feliz que eles continuaram com Powell.”

McBride, do Bankrate, espera que as medidas do Fed para combater a inflação tornem o mercado de ações mais oscilante em 2022. “Do ponto de vista do investidor, aguente firme”, disse ele. “Estamos fadados a ver mais volatilidade no decorrer dos próximos 12 meses ou mais, os retornos não virão tão fáceis quanto no ano passado ou assim.”

Ele recomenda “focar em seus objetivos de longo prazo, contribuir apenas regularmente e certificar-se de que você está investindo de forma adequada para seus objetivos e tolerância ao risco.”

Planos de aposentadoria e 401 (k)

No curtíssimo prazo, a confirmação de que Powell cumprirá um segundo mandato ajuda o mercado de ações a evitar qualquer tipo de colapso devido a uma nova cadeira do Fed que poderia mudar imediatamente a direção do banco central ou introduzir políticas desconhecidas e inesperadas.

Embora as ações tenham subido apenas modestamente na segunda-feira após a notícia, analistas de mercado dizem que o anúncio deve apoiar o avanço das ações, uma vez que os investidores estão familiarizados com Powell e conhecem seus planos e objetivos para a economia demonstrados em entrevistas coletivas e anúncios anteriores.

“Se Powell significa mais continuidade e menos incerteza, os investidores podem sentir menos aversão ao risco ao considerarem colocar mais dinheiro no mercado de ações para poupança para aposentadoria”, disse Bailey, do FBB.

Para a Boneparth da Bone Fide Wealth, Powell como presidente é um fator positivo para os planejadores financeiros e as contas que eles gerenciam. “Nós meio que sabemos o que isso significa para o seu portfólio”, disse ele. “O status quo geralmente leva a uma conversa mais fácil com os clientes.”

- Com a ajuda de Devon Pendleton.

Veja mais em bloomberg.com