PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cotação de Criptomoedas

Squid é alerta sobre ‘criptos-meme’: você pode perder tudo após ganhar 230.000%

Mais recente sensação entre as moedas-meme, inspirada no sucesso da Netflix Round 6, subiu mais de 230.000% na semana passada e atingiu US$ 2.862

Acciones de entretenimiento coreano suben tras éxito de serie "Squid Game"
Tempo de leitura: 5 minutos

Bloomberg — Os investidores atraídos por criptomoedas podem ser perdoados por terem a expectativa de retornos elevados, especialmente nos últimos tempos. Afinal, mesmo com o índice S&P 500 ter mais que dobrado nos últimos cinco anos, o Bitcoin subiu 80 vezes mais que seu valor incial - embora com grande parte da alta ocorrendo no ano passado. “Moedas-meme” (ou memecoins, em inglês) como a Dogecoin e a Shiba Inu também dispararam, muitas vezes, sem nenhum motivo em particular.

No entanto, grandes ganhos não são garantidos, especialmente em um mercado tão indomado, difuso e especulativo quanto o das criptomoedas. E a supervalorização do seu preço costuma ser efêmera. Como prova, veja o Squid Game, ou Squid, a mais recente sensação entre as moedas-meme, inspirada no sucesso da Netflix. Ela subiu mais de 230.000% na semana passada, para US$ 2.861,80, segundo precificação da CoinMarketCap, para cair quase 100%, para menos de meio centavo, na segunda-feira (1), em Nova York.

PUBLICIDADE

“Apostar na moeda certa pode levar a riquezas de cair o queixo”, disse Antoni Trenchev, cofundador da Nexo, que faz empréstimos de criptomoedas, em um e-mail no domingo. “O problema é que o que sobe em linha reta tende a recuar de maneira semelhante.” Ele acrescentou: “você ouviu que alguns investidores de moedas-meme não se importam com as perdas. Faz parte do jogo”, mas “uma vez que as vendas disparam, pode acontecer um efeito em cascata, então é aconselhável usar apenas o dinheiro que você pode perder.”

Alguns ativos digitais tiveram ganhos impressionantes, com o mercado em alta do ano passado se espalhando para além do Bitcoin e do Ether para outros tokens, projetos financeiros descentralizados e muito mais. O Dogecoin, que começou em 2013 como uma piada, subiu 10.000% no ano passado, segundo precificação da CoinGecko. O Shiba Inu, que foi criado no ano passado, cresceu mais de 90.000.000% e subiu 800% somente em outubro.

‘Puxada de tapete’

A ascensão e a queda do Squid Game revelam outro lado do frenesi das criptomoedas: o enorme potencial para a demanda secar repentinamente, ou pior, para os desenvolvedores abandonarem um projeto e fugirem com os fundos em um golpe conhecido como “puxada de tapete’'. Se foi isso o que aconteceu com o Squid Game ainda não está claro, mas, mesmo antes da queda, havia inconsistências em torno da sua negociação. A CoinMarketCap postou um aviso de que havia recebido “vários relatórios” de que os usuários não conseguiam vender o token no PancakeSwap, uma bolsa descentralizada.

PUBLICIDADE

“Por favor, faça sua própria diligência e tenha extremo cuidado. Este projeto, embora claramente inspirado no programa da Netflix de mesmo nome, não é afiliado à PI oficial “, diz no topo da página do SQUID, referindo-se à propriedade intelectual.

Na verdade, o prospecto do Squid Game afirma que ele “implementará um mecanismo inovador de anti-dumping”. Comprar no mercado libera “venda de créditos”, diz, mas acrescenta que, se não houver crédito de venda sobrando “na carteira”, alguém não será mais capaz de vender.

A realidade é que poucos compradores de varejo dessas moedas-meme realmente se ocupam de ler as entrelinhas ou ou de tentar entender a tokenomia e as estruturas de governança dessas moedas”, disse Henri Arslanian, sócio e líder de criptomoedas da PwC. “E isso vem junto com riscos.”

PUBLICIDADE

Pode até ser difícil saber em que se está investindo, com oportunistas do mundo cripto criando tokens que têm nomes semelhantes aos de quem voa alto. Uma pesquisa por “Floki” (esse é o nome do cachorro filhote do fundador da Tesla, Elon Musk) no CoinGecko resulta em Floki Inu, Floki Musk, Shiba Floki, Baby Moon Floki, FlokiSwap e FlokiMooni.

Alguns sugeriram que há razões sociais mais amplas para as mudanças, que estão relacionadas às especulações alimentadas pelo Reddit, em ações como as da GameStop e da AMC, no início deste ano, bem como aos picos de preços de muitos tokens não fungíveis, ou NFTs.

Todos eles se beneficiaram de um entusiasmo popular que rejeita a velha ordem e tem pouco a ver com o tipo de análise fundamental que justifica os investimentos mais tradicionais.

PUBLICIDADE

Mudança sísmica

Raoul Pal, o cofundador da plataforma de investimento em criptomoeda, Real Vision Group, disse em um tópico recente no Twitter que isso é parte de uma mudança “sísmica” impulsionada por jovens que não procuram retornos modestos, mas estão dispostos a aceitar riscos enormes para ganhar grandes quantias de dinheiro.

Esses novos investidores não estão interessados em seu amor pelo petróleo ou commodities ou um motor V8 dos anos 1950, ou ainda sua arte contemporânea dos anos 1990 e 2000. Seu Jeff Koonz é apenas uma escultura de balão idiota. Não é referência cultural deles. Os JPEGS são e os memes também.

É tudo uma questão de cultura.

PUBLICIDADE

- Raoul Pal (@RaoulGMI) 31 de outubro de 2021

Outros atribuem o frenesi especulativo às montanhas de dinheiro que flutuam ao redor do sistema financeiro global, enquanto o Federal Reserve e outros bancos centrais mantêm as torneiras monetárias abertas para conter os efeitos da pandemia da Covid-19. Mas essas políticas de dinheiro fácil têm uma data de validade.

“Tem muito dinheiro procurando o melhor tema. Tolo ou não! O efeito ‘bola quente de dinheiro’ “, disse Jonathan Cheesman, chefe de negócios OTC e institucional da exchange de derivativos de criptomoedas, FTX.

Uma consequência é que os projetos de criptomoedas nos quais foram investidos tempo e inteligência significativos, por pessoas experientes que desejam aplicar a tecnologia para criar serviços - seja em ferramentas financeiras como o DeFi, ou direitos de propriedade como os NFTs, ou uma miríade de outras áreas potenciais - são superados por tokens que aparentemente foram criados com quase nenhum esforço.

PUBLICIDADE

“É de certa forma, um insulto intelectual ver uma moeda meme como a #SHIB ter uma capitalização de mercado maior do que outros projetos como #Algorand, #Avalanche #Polygon #Stellar (apenas para citar alguns), nos quais foram investidos anos de P&D, inovação e talento, além de muitas horas de dedicação de doutores e especialistas para promover esse espaço”, disse Arslanian da PwC.

As criptomoedas promoveram algumas aventuras selvagens, e não apenas as moedas-meme. Essa realidade pode ser fácil de esquecer, com o Bitcoin e o Ether sendo negociados próximo a máximas históricas. Mas entre dezembro de 2017 e dezembro de 2018, o Bitcoin, por exemplo, caiu mais de 80% da máxima para a mínima. E não é preciso voltar tão longe para encontrar outro exemplo. Basta olhar para o Dogecoin no início deste ano.

“Em 13 de abril estava com preço de 7 centavos; 25 dias depois, atingiu o pico de 74 centavos de dólar e ficou entre as 10 principais criptomoedas antes de cair quase 80% nas seis semanas seguintes “, disse Trenchev, da Nexo. “É assim que o mercado de criptomoeda pode se voltar contra você.”

A história dos investimentos está repleta de exemplos de altas e baixas. O veredito sobre essa mania atual ainda não foi dado, mas os indivíduos que estão entrando agora correm o risco de aprender uma lição difícil em algum momento. Agora foi a vez dos investidores do Squid Game.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Wall Street cria exército para criptomoedas com altos salários

Ibovespa dispara em linha com mercado externo

PUBLICIDADE