Diretor do Fed questiona benefícios de possível dólar digital nos EUA

Fala foi entendida como sinal verde para stablecoins; BC americano e Tesouro discutem riscos para o setor financeiro e economia

Bloomberg Línea
05 de Agosto, 2021 | 10:01 PM

Durante discurso no Instituto Empresarial Americano nesta quinta-feira (05), Christopher Waller, diretor do Federal Reserve, demonstrou ter dúvidas sobre os possíveis benefícios de uma moeda digital feita pelo banco central, uma CBDC na sigla em inglês. Waller disse estar cético sobre a possibilidade de um dólar digital resolver problemas do sistema de pagamentos dos Estados Unidos.

“Embora [as moedas digitais de bancos centrais] continuem a gerar enorme interesse nos Estados Unidos e em outros países, continuo cético de que um CBDC do Federal Reserve resolveria qualquer grande problema enfrentado pelo sistema de pagamentos dos EUA”, declarou.

Para justificar seu ponto de vista, Waller retomou um antigo princípio de mercado: “Em geral, o governo deve competir com o setor privado apenas para enfrentar as falhas do mercado”, disse. “Este princípio fundamental tem mantido os Estados Unidos em boa posição desde sua fundação, e não acho que os CBDCs devam abrir uma exceção”, completou.

Alguns entenderam a fala como um sinal verde para as stablecoins. Isso porque, em outro momento do discurso, ao falar sobre as questões regulatórias e o setor privado, Waller citou esse tipo de ativo.

PUBLICIDADE

“Há muitas questões legais, regulatórias e de políticas que precisam ser resolvidas antes que as stablecoins possam proliferar com segurança”, disse Waller. “Meu ponto é que o setor privado já está desenvolvendo alternativas de pagamento para competir com o sistema bancário. Portanto, parece desnecessário para o Federal Reserve criar um CBDC para reduzir os custos dos pagamentos”, completou.

Recentemente, o presidente do Fed, Jerome Powell, e a secretária do Tesouro, Janet Yellen, discutiram os riscos que as stablecoins podem representar para a economia já que, segundo críticos desse segmento de criptomoedas, elas podem provocar problemas de estabilidade para o mercado financeiro.


Igor Sodré

Jornalista com formação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com experiência na cobertura de cultura e economia, tendo como foco mercado financeiro e companhias. Passou pela Bloomberg News e TradersClub.