PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Negócios

Holding brasileira Alupar inicia operação de unidade de geração de energia no Peru

Após receber certificação técnica, usina hidrelétrica La Virgen, situada no norte do país andino, aumenta sua capacidade de geração de energia para 93,76 MW

Tempo de leitura: 1 minuto

São Paulo — A Alupar Investimento, holding brasileira que atua em geração e transmissão de energia elétrica em outros países da América Latina (Colômbia e Peru), iniciou, neste sábado, a operação comercial de mais uma unidade geradora de sua usina hidrelétrica no Peru, após receber a certificação técnica.

A unidade geradora 3 (UG3) da Usina Hidrelétrica La Virgen, localizada no distrito de San Ramon, Província de Chanchamayo (norte), tem capacidade de 31,28 megawatts (MW), totalizando, conjuntamente com a UG1 e UG2, uma capacidade de 93,76 MW.

PUBLICIDADE

A autorização do COES (Comité de Operación Económica del Sistema Interconectado Nacional) para iniciar a operação comercial foi obtida pela La Virgen, controlada da holding brasileira, ontem.

“A UG3 encontrava-se em testes e sincronizada ao sistema de energia desde 1º de junho de 2021, sendo remunerada pela energia gerada. A partir de 3 de junho de 2021 a UG3 passou a operar de forma assistida”, informou o diretor de relações com investidores da Alupar, José Luíz de Godoy Pereira, em comunicado ao mercado.

A Alupar detém 65% de La Virgen. Sua energia é negociada com consumidores independentes. Além de estar presente no Peru por meio da Usina Hidrelétrica La Virgen, a holding tem ativos na Colômbia através da Risaralda (pequena central hidrelétrica, a PCH Morro Azul) e da Transmissora Colombiana de Energia.

PUBLICIDADE

No segmento de transmissão, a Alupar possui a concessão de 30 sistemas de transmissão, totalizando 7.929 km de linhas de transmissão, por meio de concessões com prazo de 30 anos, localizados no Brasil e uma concessão vitalícia na Colômbia.

A companhia divulga seu resultado financeiro do segundo trimestre no próximo dia 9 de agosto, após o encerramento do mercado.

Sérgio Ripardo

Sérgio Ripardo

Jornalista brasileiro com mais de 25 anos de experiência, com passagem por sites de alcance nacional como Folha e R7, cobrindo indicadores econômicos, mercado financeiro e companhias abertas.

PUBLICIDADE