Plantio de trigo avança na Argentina, mas frio piora condições das lavouras

País já concluiu semeadura em 99% da área prevista para a safra 2021/22, que deve chegar a 6,5 milhões de hectares

Plantio já foi concluído em 99% dos 6,5 milhões de hectares previstos para serem semeados. Apesar de condições hídricas serem melhores que as do ano passado, houve uma piora semanal
29 de Julho, 2021 | 06:07 PM

São Paulo — Os agricultores argentinos estão muito próximos de concluir o plantio da sua safra de trigo. A expectativa é que sejam cultivados 6,5 milhões de hectares, mesma área do ano passado, dos quais 99% já foram semeados, de acordo com levantamento da Bolsa de Cereais de Buenos Aires.

Apesar de o ritmo deste ano estar 3,1 pontos percentuais mais adiantados que o observado no mesmo período da safra passada, as condições climáticas pioraram a situação das lavouras.

“Na última semana, o avanço de uma frente fria sobre toda a área agrícola nacional causou danos estruturais nas regiões mais avançadas do norte da área agrícola e nas pontas das folhas das parcelas tardias. No entanto, a condição da lavoura é mais afetada nos setores com maior limitação hídrica e, na ausência de previsão de chuvas, sua recuperação pode ficar comprometida”, informou o relatório da bolsa.

As condições de umidade do solo estão mais favoráveis em comparação ao ano passado, mas pioraram na última semana. Hoje, 65% da área plantada estava em condições favoráveis, 1% úmido e 34% com o solo seco. Na semana passada, 69% das áreas estavam com boas condições, 30% com solo seco e 1% úmido.

Alexandre Inacio

Jornalista brasileiro, com mais de 20 anos de carreira, editor da Bloomberg Línea. Com passagens pela Gazeta Mercantil, Broadcast (Agência Estado) e Valor Econômico, também atuou como chefe de comunicação de multinacionais, órgãos públicos e como consultor de inteligência de mercado de commodities.