Chuva de medalhas olímpicas para o Japão impulsiona desempenho de ações inusitadas

Papéis de patrocinadora de tenista de mesa e de empresa de campeões do judô têm forte alta

Mima Ito e Jun Mizutani do Japão comemoram ouro nas duplas mistas
Por Gearoid Reidy e Shoko Oda
28 de Julho, 2021 | 08:13 PM

Bloomberg — Com a equipe olímpica do Japão superando todas as expectativas nos Jogos de Tóquio até agora, algumas ações improváveis do país anfitrião estão colhendo os benefícios.

Em um mercado de ações asiático afetado pelo aperto na regulação chinesa nesta semana, as 11 medalhas de ouro do Japão estão impulsionando os negócios com ações do setor imobiliário e de vendedores de frutos do mar com a mais tênue das ligações com medalhistas. A Park24 Co., uma operadora de estacionamentos e compartilhamento de veículos, subiu mais de 6% esta semana após a equipe de judô do Japão, muitos deles funcionários da empresa, ganhar todas as medalhas de ouro masculinas até agora, bem como várias medalhas femininas.

Cinco dias depois do início do evento, os japoneses se encontram na posição improvável de estar no topo do quadro de medalhas, já ganhando mais medalhas de ouro do que nas Olimpíadas de Londres ou Pequim e a caminho de bater o recorde dos Jogos de Atenas em 2004. Esse sucesso deixou investidores de varejo, em particular, de olho em novos ângulos de negociação.

“Este período é um momento fácil para a movimentação de ações seletivas”, afirmou Masahiro Ichikawa, estrategista-chefe de mercado da Sumitomo Mitsui DS Asset Management Co. “Investidores individuais buscam ganhos de curto prazo”.

PUBLICIDADE

Patrocinadores esportivos

A Colan Totte Co., fabricante recentemente listada de produtos de saúde, teve alta de 23% na segunda-feira. Patrocina Mima Ito, o tenista de mesa que, junto com Jun Mizutani, formou a equipe de tênis de mesa de duplas mistas que surpreendeu o mundo ao vencer a China na final. A Starts Corp. e a Mizuno Corp., que patrocinam Ito, também registraram ganhos na semana.

As ações da Morito Co., que distribui equipamentos de skate, aumentaram 12% no mesmo dia depois que o Japão conquistou a medalha de ouro no evento estreante. A empresa foi rápida em emitir um comunicado à Bolsa de Valores de Tóquio no dia seguinte, destacando sua gama de produtos para patinação e surfe.

PUBLICIDADE

E talvez no lado mais oportunista, a vendedora de frutos do mar congelados Hohsui Corp. teve sua maior alta em quase um ano na segunda-feira, após seu logotipo ficar bem visível ao fundo das cerimônias de medalhas de skate transmitidas do Ariake Urban Sports Park.

Mas os investidores devem ficar atentos - os ganhos podem durar pouco e até mesmo a coisa mais certa pode ser uma aposta arriscada. A Yonex Co., que fabrica as raquetes de tênis de Naomi Osaka, caiu 8% em dois dias, após a eliminação inesperada da estrela na terceira rodada do torneio, na terça-feira.

Leia mais em bloomberg.com