Twitter ou X? Por que Elon Musk mudou o nome da rede social

Novo nome veio também com uma alteração de logo, que acabou com a icônica imagem de fundo azul com o passarinho branco que definia a rede social desde a sua criação

Letreiro com o X que é novo nome para a plataforma social anteriormente conhecida como Twitter (Foto: David Paul Morris/Bloomberg)
09 de Setembro, 2023 | 03:44 PM

Bloomberg Línea — Os usuários do antigo Twitter foram pegos de surpresa quando, em julho deste ano, o nome da rede social foi alterado repentinamente para X, em mais uma das várias mudanças feitas pelo bilionário Elon Musk, que adquiriu a empresa há quase um ano.

O novo nome veio também com uma alteração de logo, que acabou com a icônica imagem de fundo azul com o passarinho branco que definia a rede social desde a sua criação, em 2006.

Em seu perfil no X, no dia da mudança, Musk afirmou que “em breve daremos adeus à marca Twitter e, aos poucos, a todos os pássaros”, dando a entender que a alteração fazia parte de um “rebranding” da empresa - trata-se do processo que consiste na modificação de identidade visual, nome, estratégia de marketing de uma marca.

O novo nome do Twitter coloca de vez a companhia dentro do guarda-chuva dos outros negócios de Musk, como a SpaceX, X.AI e Tesla (TSLA), que também são controladas pela X Corp.

PUBLICIDADE

Um dia depois da mudança, o bilionário e homem mais rico do mundo tuitou que “o Twitter foi adquirido pela X Corp tanto para garantir a liberdade de expressão quanto como acelerador do X, o aplicativo de tudo. Não se trata simplesmente de uma empresa renomear-se, mas de fazer a mesma coisa”.

“O nome Twitter fazia sentido quando tinha apenas 140 mensagens de caracteres indo e voltando – como pássaros tweetando – mas agora você pode postar quase tudo, incluindo várias horas de vídeo”, continuou.

“Nos próximos meses, adicionaremos comunicações abrangentes e a capacidade de conduzir todo o seu mundo financeiro. O nome Twitter não faz sentido nesse contexto, por isso devemos dar adeus ao pássaro”, explicou.

PUBLICIDADE

A ideia de Musk, portanto, é tornar o X um “aplicativo de tudo”, um super app, o que ele reforçou em uma publicação de boas-vindas para a CEO da companhia, Linda Yaccarino. Em maio, o bilionário disse que estava “ansioso para trabalhar com Linda para transformar a plataforma no app de tudo”.

Recentemente, o X também anunciou que irá tirar a função de bloquear usuários da plataforma. O bloqueio tem sido uma ferramenta de segurança popular que ajuda os usuários a se protegerem de interações indesejadas no X. Ele garante que contas bloqueadas não verão as postagens dos usuários — e que os posts não aparecerão no feed. A conta bloqueada também não pode enviar mensagens diretas para quem a bloqueou.

-- Com informações de Bloomberg News.

Leia também

Por que o Threads, rival do Twitter, precisa de uma versão para desktop

Mudança em nome do Twitter apaga até US$ 20 bi em valor de marca, dizem especialistas

Musk adota ‘X’ como novo logo do Twitter e confirma planos de super app

Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.