Lego amplia aposta em brinquedos ‘sem telas’ e lança sistema de blocos inteligentes

‘O lançamento do Lego SMART Play reúne criatividade, tecnologia e narração de histórias, tudo sem uma tela!’, disse Tom Donaldson, vice-presidente sênior e diretor do Creative Play Lab, do Grupo Lego, em um comunicado

Sistema apresentado na CES 2026, a maior feira de tecnologia do mundo, integra sensores, luz e som aos blocos tradicionais e dispensa o uso de telas (Foto: Jason Alden/Bloomberg)
06 de Janeiro, 2026 | 12:17 PM

Leia esta notícia em

Espanhol

Bloomberg Línea — Na CES 2026, a maior feira de tecnologia do mundo, a Lego deu início a sua era de produtos inteligente com a chegada de seu primeiro sistema de blocos inteligentes, que adiciona luz, som e até mesmo reconhecimento de movimento às peças.

A empresa fundada em 1932 o chamou de Lego Smart Play System e é sua “inovação mais revolucionária desde a criação da minifigura em 1978“, de acordo com seu site.

PUBLICIDADE

O novo sistema inteligente permite que as criações dos famosos blocos de construção ganhem vida por meio de peças que integram chips que permitem que elas se reconheçam e interajam umas com as outras.

A aposta de um novo episódio digital para um brinquedo que conquista jovens e adultos é composta por três elementos principais.

Leia também: Mattel vs Hasbro: disputa dos brinquedos vai além do Natal e chega a Wall Street

PUBLICIDADE

Os blocos SMART, a peça-chave do novo ecossistema, projetados com a aparência de tijolos tradicionais, mas com sensores que permitem que outras peças sejam identificadas com a mesma tecnologia e até mesmo com um acelerômetro que lhes permite reconhecer o movimento e reagir em tempo real com luzes ou sons.

LEGO CHip

Além disso, há também as Smart Tags, pequenas peças quadradas que informam ao SMART Brick qual objeto ele deve imitar em seu comportamento e som.

A experiência culmina com as minifiguras inteligentes, os personagens icônicos que chegaram até a tela grande e interagem com outras peças. Em um vídeo de mídia social, uma das figuras amarelas é ouvida emitindo um arroto.

PUBLICIDADE

“O lançamento do Lego SMART Play reúne criatividade, tecnologia e narração de histórias para tornar a construção de mundos e histórias ainda mais emocionante, tudo sem uma tela!”, disse Tom Donaldson, vice-presidente sênior e diretor do Creative Play Lab do Grupo Lego, em um comunicado.

“Acreditamos firmemente que estamos estabelecendo um novo padrão para experiências interativas e imaginativas.”

Os novos sistemas podem ser reproduzidos e sua interação desbloqueia reações exclusivas, minijogos secretos e easter eggs, de acordo com o site da empresa.

PUBLICIDADE
Lego Star Wars

Blocos para o mundo digital

A pré-venda desse novo sistema começa em três dias em seu site, em que uma contagem regressiva já deixou os fãs da marca animados para comprar conjuntos de Star Wars com essas novas peças. Os preços começam em US$ 69,99 e vão até US$ 159.999.

Esta não é a primeira vez que a Lego leva sua experiência de construção para o universo digital. Em 2015, a empresa lançou o Lego Dimensions, um videogame do brinquedos para a vida que combinava figuras físicas com a experiência digital.

Cada conjunto incluía um token especial que, quando colocado em uma base, dava vida à figura no jogo.

A chegada dos Lego Smart Bricks coincide com a ampla popularidade dos conjuntos entre o segmento “kidult”, adultos que tendem a comprar brinquedos tradicionalmente voltados para crianças.

O lançamento também coincide com a popularidade da marca entre os colecionadores adultos, que são alvo de algumas de suas linhas mais complexas, como a Lego Architecture e outros conjuntos que, a partir de 2020, ostentam embalagens para maiores de 18 anos.