‘A Samsung está de volta’: CEO cita declarações de clientes sobre gigante asiática

Ações da tech sul-coreana tiveram sua maior valorização em seis meses e atingiram um patamar recorde, com market cap perto de US$ 600 bilhões, na esteira de expectativas de anúncio iminente de um acordo de fornecimento de HBMs para a Nvidia

Samsung Electronics Co
Por Shinhye Kang - Youkyung Lee
02 de Janeiro, 2026 | 06:01 PM

Bloomberg — As ações da Samsung Electronics tiveram sua maior valorização em cerca de seis meses nesta sexta-feira (2), depois que seu co-CEO citou clientes dizendo que “a Samsung está de volta”, o que alimentou ainda mais uma recuperação mais ampla das ações asiáticas de tecnologia.

O papel da Samsung subiu 7,2% na Bolsa de Seul, para um preço recorde de alta, depois que o normalmente discreto co-CEO Jun Young Hyun fez essa observação em um memorando de Ano Novo para os funcionários.

PUBLICIDADE

A declaração estimulou as expectativas de que a maior empresa da Coreia do Sul esteja para fechar um acordo como fornecedora da Nvidia.

A empresa, que perdeu terreno para a SK Hynix no mercado crítico de HBM (High Bandwidth Memory), começou a se recuperar no final de 2025 com o aumento dos preços dos chips de memória, bem como com a esperança de voltar ao jogo com a próxima geração de HBMs em 2026.

Leia mais: Samsung, Lenovo, Nvidia e techs testam apetite de cliente por gadget com IA na CES

PUBLICIDADE

“Nosso HBM4 demonstrou sua competitividade diferenciada”, disse Jun. “Ele está até ganhando uma avaliação dos clientes de que ‘a Samsung está de volta’”.

A recuperação da Samsung coincidiu com um dia amplamente positivo para as ações asiáticas de tecnologia, encabeçada por uma alta na casa de 100% no preço da estreante em chips de IA Biren Technology em Hong Kong.

O índice de referência da Coreia do Sul avançou 2,3% e terminou acima do nível de 4.300 pontos pela primeira vez na história. E um indicador que acompanha as ações chinesas de tecnologia listadas em Hong Kong subiu até 4,3% em meio ao entusiasmo com as listagens relacionadas à IA e ao progresso da DeepSeek.

PUBLICIDADE
Ações da Samsung atingem novo recorde neste começo de ano de 2026

Nesta semana, dados sul-coreanos mostraram um aumento de 43% nas exportações de semicondutores do país em dezembro, o que ressaltou o papel fundamental da Samsung e da Hynix no boom global de IA.

Separadamente, analistas da Yuanta Securities Korea e da IBK Securities também elevaram seus preços-alvo para a ação da Samsung antes da divulgação de seus lucros preliminares na próxima semana.

-- Com a colaboração de Cat Barton.

PUBLICIDADE

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

China busca reduzir dependência da Nvidia com pacote de até US$ 70 bi a setor de chips

©2026 Bloomberg L.P.