Bloomberg — A PT Vale Indonésia suspendeu as operações em suas minas de níquel depois de não receber das autoridades a aprovação para seu plano de trabalho anual.
Apesar da suspensão, a aprovação é esperada para breve e é improvável que o atraso afete a sustentabilidade operacional geral, disse a joint venture entre a unidade de metais básicos da Vale e o governo indonésio em um documento.
Atrasos nas aprovações de cotas de mineração não são incomuns, mas os traders estão se concentrando na oferta do maior produtor mundial depois que o governo disse que planejava cortar a produção este ano.
Leia também: ‘Rei do níquel’: como um trader discreto ergueu um império com o boom de elétricos
Os preços do níquel foram oscilaram em 2025, antes de se recuperarem acentuadamente em dezembro devido às expectativas de um mercado mais apertado.
Os futuros do níquel na London Metal Exchange estavam mais altos, a US$ 1,00 por tonelada, no horário de Singapura. O metal subiu mais de 12% em dezembro, o maior ganho mensal desde abril de 2024.
Leia também: Acordo no exterior encerra disputa bilionária sobre minas de níquel e cobre no Brasil
A Vale Indonesia é uma das maiores mineradoras de níquel do país e está fazendo grandes investimentos em plantas de lixiviação ácida de alta pressão, que produzem uma forma do metal usada pelo setor de veículos elétricos.
A capacidade de HPAL deve se expandir significativamente na Indonésia este ano, de seis instalações para pelo menos 14.
Veja mais em bloomberg.com
©2026 Bloomberg L.P.








