Unigel propõe dois anos de carência na dívida externa, diz fonte

Segundo fonte ouvida pela Bloomberg News, empresa busca evitar um evento de não-pagamento que poderia acelerar todos os vencimentos

Unidade da Unigel
Por Cristiane Lucchesi - Vinícius Andrade
20 de Outubro, 2023 | 05:21 PM

Bloomberg — A fabricante de fertilizantes Unigel Participações propôs um período de carência de dois anos para pagamentos de principal e juros de sua dívida externa, em uma tentativa de evitar um evento de não-pagamento que poderia acelerar todos os vencimentos, disse uma pessoa familiarizada com o assunto ouvida pela Bloomberg News.

A Unigel está em negociações com os detentores de títulos globais em dólar antes que o período de carência de 30 dias para pagamentos de US$ 23,2 milhões em juros em atraso expire no fim do dia 1º de novembro. A empresa tem US$ 530 milhões em notas em dólar com vencimento em 2026.

A Unigel tem pressa para concluir as negociações e, se não for alcançado um acordo, poderá pedir uma proteção judicial temporária contra os credores para tentar avançar na conversa, disse a pessoa, pedindo para não ser identificada porque as discussões não são públicas. A empresa também propõe uma troca de títulos globais por títulos a serem pagos em dez anos em parcelas, disse a fonte.

A Unigel segue trabalhando no processo de aprimoramento de sua estrutura de capital, o que inclui negociações com seus principais credores, disse a empresa em resposta à Bloomberg News.

PUBLICIDADE

A companhia acredita que a melhor solução para todos os envolvidos se dará por meio dessas negociações, que estão evoluindo de forma positiva e de forma confidencial, segundo a Unigel.

Em setembro, um grupo de credores locais concordou em não tomar qualquer ação que pudesse provocar o vencimento antecipado de obrigações por um período de 90 dias, ou até que a empresa concluísse uma reestruturação das suas debêntures.

A Unigel tem adiado a publicação dos seus resultados financeiros do segundo trimestre, pois está prestes a descumprir cláusulas financeiras em sua dívida local.

PUBLICIDADE

Os contratos exigem que a Unigel mantenha a relação entre a dívida líquida e o Ebitda ajustado abaixo ou em 3,5 vezes. A S&P Global Ratings afirma que poderá atingir um pico de quase 10 vezes até o final do ano.

A Unigel, fundada por Henri Slezynger, é uma das principais produtoras de fertilizantes numa economia composta por 25% de agronegócio. Também vende produtos químicos para clientes industriais.

Os títulos em dólares, que eram negociados perto do valor nominal até maio, caíram para cerca de 35 centavos por dólar desde então.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Vale escolhe Ivan Fadel, ex-chefe de relação com investidores, como CEO da Bionow

Indicador do BofA vê alta das ações no curto prazo, apesar de bear market