PepsiCo: emergentes como Brasil e México compensam queda nos EUA

Negócios internacionais da gigante de alimentos e bebidas, que representaram quase 40% de toda a receita líquida do ano de 2023, cresceram 9%

Principalmente nos EUA, a migração do consumidor para produtos de marca branca afetou faturamento de fabricantes de produtos de marcas renomadas (Foto: David Paul Morris/Bloomberg)
Por Dasha Afanasieva
23 de Abril, 2024 | 08:55 PM

Bloomberg — A PepsiCo (PEP) registrou um crescimento maior que o esperado no faturamento devido à demanda robusta em suas divisões internacionais, ao passo que os volumes diminuíram na América do Norte.

A empresa, que fabrica refrigerantes e salgadinhos, afirmou que a receita líquida aumentou 2,7% no primeiro trimestre, ultrapassando a estimativa dos analistas de 2,3%.

O faturamento do negócio internacional da PepsiCo, que representou quase 40% da receita total líquida em 2023, aumentou 9%.

Mercados emergentes como Brasil, México e China tiveram um crescimento orgânico de dois dígitos na receita, assim como a Austrália. Na Grã-Bretanha, o faturamento aumentou apenas um dígito.

PUBLICIDADE

Leia mais: Para alavancar vendas, PepsiCo quer incentivar consumo de Doritos como acompanhamento

Após um período da inflação mais alta em quatro décadas, as fabricantes de bens de consumo de marcas renomadas tiveram quedas nos volumes, pois os consumidores, principalmente nos Estados Unidos, preferiram adquirir produtos de marca branca.

As divisões de alimentos e bebidas da Pepsi na América do Norte venderam menos produtos em volume em comparação com 2023. O volume de vendas de bebidas caiu 5% n região.

PUBLICIDADE

O CEO Ramon Laguarta afirmou em uma chamada com analistas que, globalmente, o consumidor está muito resiliente, com auxílio da baixa taxa de desemprego e dos aumentos nos salários.

Mas há um ponto fraco nos EUA: “o consumidor de baixa renda nos EUA está no limite e elabora muitas estratégias para chegar ao fim do mês”, disse ele, acrescentando que a PepsiCo se esforça para fazer com que os americanos mais pobres continuem comprando seus produtos.

A receita proveniente da América do Norte da Quaker Foods, marca de aveia da empresa, caiu 24% após a empresa ampliar um recall de forma a incluir mais cereais, barrinhas e lanches devido ao risco de contaminação por salmonela. A empresa afirmou que já reiniciou Uma produção limitada de alguns dos produtos afetados.

Leia mais: A divisão de sorvetes da Unilever é uma potência. Por que ela se tornou um desafio

As ações da PepsiCo caíram 2,97% em Nova York no pregão de terça-feira (23), a maior queda desde fevereiro. Até segunda-feira (22), as ações da empresa tinham subido 2,9% no ano, ante aumento de 5,1% do índice S&P 500.

A empresa confirmou seu panorama de 2024 de um crescimento orgânico no faturamento de no mínimo 4%, com a América do Norte na lanterna de seus negócios.

Em comparação com 2023, a PepsiCo ganhou participação do mercado de petiscos salgados na China, Índia, Brasil, Austrália e Paquistão. No mercado de bebidas, a participação da empresa aumentou no Brasil, Turquia, Coreia do Sul, Tailândia, Vietnã e Paquistão.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

C&A planeja chegar a 330 ‘mini C&As’ para dar salto de produtividade, diz CEO

Flash, de benefícios corporativos, acerta parceria com Visa de olho em expansão