Hyundai dobra aposta em elétricos e investe US$ 1,5 bi em nova fábrica na Coreia

Nova planta terá capacidade de produção de 200.000 veículos ao ano. Montadora planeja produzir 40% dos seus elétricos no seu mercado nativo

a
Por Heejin Kim
13 de Novembro, 2023 | 02:05 PM

Bloomberg — A Hyundai iniciará a construção de uma nova fábrica de veículos elétricos na Coreia do Sul com capacidade para produzir 200.000 carros por ano. A montadora realizou uma cerimônia de inauguração na segunda-feira em Ulsan, onde construiu sua primeira fábrica de automóveis em 1968.

O trabalho começará ainda neste ano, e a produção em massa terá início no primeiro trimestre de 2026, com o veículo utilitário esportivo de luxo Genesis de grande porte sendo o primeiro modelo a sair da linha de montagem.

A Hyundai investirá 2 trilhões de won (US$ 1,5 bilhão) na construção da fábrica, que cobrirá 548.000 metros quadrados de terra em um antigo circuito de corrida. O local está localizado dentro do complexo fabril da Hyundai em Ulsan, que já possui capacidade de produção anual de 1,4 milhão de carros.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de políticos, o prefeito da cidade, trabalhadores da Hyundai em macacões azuis e um ex-chefe de fábrica que trabalhou no complexo nos anos 1970. A construção de uma nova fábrica de VE na Coreia do Sul foi um dos maiores pedidos do sindicato da Hyundai e autoridades da cidade.

PUBLICIDADE

“Ulsan está sobrevivendo por causa da Hyundai”, disse o prefeito Doo-gyum Kim na cerimônia. “Nós te amamos, Hyundai!”

O presidente executivo da Hyundai, Chung Euisun, também enfatizou a importância da cidade, dizendo: “Ulsan é onde a indústria automobilística da Coreia do Sul começou quando o país sofria com as consequências da guerra. A tecnologia de mobilidade inteligente desta fábrica dedicada a VE tornará o local de trabalho mais eficiente e seguro.”

A Hyundai também está construindo uma fábrica de VE no estado norte-americano da Geórgia, para atender aos requisitos da Lei de Redução da Inflação do Presidente Joe Biden, que oferece créditos fiscais para VE fabricados nos EUA. A afiliada Kia está construindo uma fábrica de VE na cidade sul-coreana de Hwaseong.

O Grupo Hyundai Motor, que controla as marcas Hyundai, Kia e Genesis, planeja aumentar a produção anual de VE na Coreia para 1,51 milhão de carros até o final desta década, representando cerca de 40% da produção global estimada de VE do grupo, que é de 3,64 milhões de veículos.

O CEO da Hyundai, Jay Chang, afirmou que a montadora ainda acredita que a indústria global está se movendo em direção a um futuro eletrificado, apesar das recentes preocupações com a desaceleração da demanda que levaram empresas como General Motors, Ford Motor e Toyota Motor a revisarem suas perspectivas de vendas de VE.

“Estamos sempre estudando infraestrutura, a inconveniência do carregamento de VE”, disse Chang. “Mas eu diria que os VE ainda estão liderando a tendência.”

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

Tesla prepara início de operação na América do Sul. E não será pelo Brasil