Bloomberg Línea — As empresas de tecnologia Apple e Samsung dominaram as vendas globais de smartphones no ano passado, embora sua participação no mercado não chegue a 50% em meio à força demonstrada pelos concorrentes chineses, de acordo com dados da International Data Corporation (IDC).
A Apple totalizou vendas de 247,8 milhões de unidades em 2025, com uma quota de mercado consolidada de 19,7%, seguida de perto pela Samsung, com 241,2 milhões de envios e uma participação de 19,1%.
Mais abaixo aparecem a Xiaomi, com 155,3 milhões de unidades (13,1%), a vivo com 103,9 milhões (8,2%) e a OPPO com 102 milhões (8,1%), de acordo com os números da consultora IDC.
A categoria de outras marcas participou com 400 milhões de unidades, o que representou uma contribuição total de 31,7%.
No final de 2025, de acordo com a IDC, as maiores variações positivas foram registradas pela Samsung (7,9%), Apple (6,3%) e vivo (2,7%). Por outro lado, o maior recuo no ano passado foi sofrido pela OPPO e Xioami (-1,9%).
A Samsung registrou seu maior crescimento no quarto trimestre desde 2013, impulsionado pelas vendas do Galaxy Z Fold 7 e dos dispositivos Galaxy A-Series com IA.
Por sua vez, “a Apple alcançou seu melhor quarto trimestre desde 2021 e registrou a maior receita de sua história em um único trimestre” com o impulso do iPhone 17, segundo Francisco Jerónimo, vice-presidente de Dispositivos de Clientes Globais da IDC.
Vendas globais

As remessas globais de smartphones totalizaram 336,3 milhões de unidades no quarto trimestre de 2025, um avanço de 2,3% em relação ao ano anterior. Com esse resultado, as vendas globais ficaram em 1,26 bilhão de unidades em 2025.
De acordo com a IDC, o mercado cresceu devido à maior demanda por telefones de última geração, ao impulso dos modelos dobráveis e às compras antecipadas diante da expectativa de aumento dos preços.
“O mercado mundial de smartphones demonstrou uma resiliência notável, encerrando 2025 com um sólido crescimento anual de 1,9%”, afirmou em comunicado Nabila Popal, diretora sênior de pesquisa de Dispositivos de Clientes Globais da IDC.
Isso apesar de “um ano difícil marcado pela volatilidade das tarifas, pela interrupção da cadeia de abastecimento e pelos obstáculos macroeconômicos persistentes em vários mercados”, considerou.
Um novo panorama

“Embora 2025 tenha sido um ano positivo para os smartphones, o setor enfrenta agora um panorama muito diferente”, afirmou Ryan Reith, vice-presidente do grupo de Dispositivos de Clientes Globais da IDC, em comunicado.
“A duração da escassez determinará, em última instância, a amplitude da contração do mercado”, considerou Ryan Reith.
Os impactos podem se concentrar principalmente nos dispositivos Android.
A IDC alertou que a escassez “sem precedentes” de chips de memória teria repercussões para os fabricantes de dispositivos e usuários finais que poderiam se estender até 2027.
De acordo com um blog da IDC publicado em dezembro, o mercado de chips de memória enfrenta uma demanda que supera consideravelmente a oferta.
“Para uma indústria que há muito tempo se caracteriza por ciclos de alta e baixa, desta vez é diferente. A rápida expansão da infraestrutura e das cargas de trabalho de IA está exercendo uma pressão significativa sobre o ecossistema da memória”, indica a IDC.
Ele detalha que a forte demanda por memória para IA levou os fabricantes a desviar capacidade da eletrônica de consumo para soluções de alta margem, aprofundando a escassez. “Isso restringiu a oferta de módulos de memória de uso geral e disparou os preços em geral”.
A IDC destaca que a estrutura de custos de um smartphone depende em grande parte da memória utilizada.
Assim, para um dispositivo de gama média, a memória pode representar entre 15% e 20% da lista total de materiais ( BOM, em inglês), enquanto que para um dispositivo de gama alta, entre 10% e 15%.
E “como os preços da memória continuam subindo, é provável que os fabricantes de equipamentos originais (OEM) tenham que aumentar significativamente os preços, reduzir as especificações ou ambos”, alertou a IDC no blog.









