Após ação quase dobrar em um ano, Netflix impõe dilema a investidor: é hora de vender?

Papel teve um dos melhores desempenhos do S&P 500 em 12 meses, a ponto de o valuation ter avançado para um múltiplo de 45 vezes o lucro estimado para o próximo ano

.
Por Ryan Vlastelica
01 de Julho, 2025 | 03:33 PM

Bloomberg — Investidores que detêm ações da Netflix estão diante de um dilema: manter a aposta em um papel que apresentou os melhores retornos no último ano ou reconsiderar o investimento em um ativo que cada vez mais parece precificado à perfeição - leia-se, que pode estar caro e não subir mais tanto.

O preço das ações da gigante do streaming quase dobrou nos últimos 12 meses, em meio ao crescimento das vendas de publicidade, aos aumentos nos preços das assinaturas e à exposição limitada às tarifas comerciais.

PUBLICIDADE

Embora isso a torne uma das ações do S&P 500 com melhor desempenho nesse período, também elevou seu valuation para um múltiplo de 45 vezes o lucro estimado para o próximo ano. Em comparação, a Nvidia está precificada em 32 vezes, enquanto a Nasdaq 100 está em 27 vezes.

Esse valuation elevado, o mais alto da Netflix desde 2021 — quando seu crescimento era impulsionado pela pandemia —, deixa até mesmo investidores otimistas cautelosos com uma potencial venda. Os resultados do segundo trimestre da Netflix serão divulgados em 17 de julho.

“Sinto-me muito bem com os fundamentos, em termos de poder de precificação, negócios de publicidade e entrada em eventos ao vivo, mas as expectativas chegaram a um ponto em que qualquer decepção seria um risco”, disse Michael Smith, gestor sênior de portfólio e chefe de ações de crescimento da Allspring Global Investments.

PUBLICIDADE

Leia também: Netflix tem lucro recorde no 1º tri com estratégia em anúncios e assinantes pagos

Fonte: Bloomberg

Após um recuo em 2022 devido à queda no crescimento de assinantes, as ações da Netflix se recuperaram com força, à medida que a empresa combateu o compartilhamento de senhas e recorreu à publicidade para aumentar a receita.

Enquanto isso, eventos ao vivo como o WWE Raw ajudam a atrair novos assinantes. A Netflix é a quarta ação com melhor desempenho no Nasdaq 100 neste ano e agora ostenta um valor de mercado de US$ 570 bilhões, maior que o da Mastercard e da Exxon Mobil.

PUBLICIDADE

A receita da Netflix deve aumentar 14% em 2025, abaixo do crescimento de 16% em 2024, de acordo com a média das estimativas de analistas compiladas pela Bloomberg.

Embora seja um grande avanço em relação a 2022, quando a receita aumentou cerca de 6,5%, é insignificante em comparação a 2020 e 2021, quando as vendas da Netflix aumentaram 24% e 19%, respectivamente, diante do crescimento de assinantes impulsionado pelos lockdowns da era da pandemia.

Leia também: De Vini Jr. a Anitta: Netflix aposta em conteúdo local para engajar mais no Brasil

PUBLICIDADE

Ainda assim, a maioria dos analistas em Wall Street continua otimista em relação à ação, com uma programação robusta este ano que inclui jogos da NFL, lutas de boxe e novas temporadas de séries populares como Round 6 e Stranger Things.

No mês passado, a Oppenheimer descreveu a perspectiva da Netflix como “sólida” e elevou o preço-alvo das ações, seguindo outras que fizeram o mesmo em junho.

No entanto as ações subiram mais rapidamente do que as projeções dos analistas, o que fez com que a Netflix seja negociada cerca de 10% acima do preço-alvo médio de US$ 1.217. Isso sugere um potencial de valorização limitado nos próximos meses.

Muitos investidores não se intimidam com o valuation da Netflix.

Ken Mahoney, CEO da Mahoney Asset Management, reconhece que é um preço alto a pagar, mas acredita que o domínio de mercado da Netflix justifica o prêmio.

“As pessoas costumam perder grandes empresas porque se preocupam com o valuation, e eu não tenho problema em gastar mais com o que a Netflix oferece”, disse Mahoney. A Netflix é como uma “bola de neve que fica maior à medida que rola ladeira abaixo”, acrescentou ele.

Apesar de todos os ventos favoráveis ​​à Netflix, Smith, da Allspring Global, questiona qual será o próximo impulsionador do rali da Netflix, diante do alto valuation.

“Há muito momentum fundamental na Netflix, mas o pano de fundo do valuation mudou, e é difícil dizer se este tipo de expansão múltipla pode se repetir”, disse Smith.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Netflix testa IA que se baseia até no humor do assinante para indicar filmes e séries