Analistas de gestora tech nos EUA defendem saída de Tim Cook como CEO da Apple

Dificuldades da fabricante do iPhone com a inteligência artificial aumentam riscos significativos para a empresa, de acordo com a LightShed Partners

As ações da Apple ficaram muito aquém de seus pares como a Microsoft e a Meta neste ano
Por Jeran Wittenstein
09 de Julho, 2025 | 04:42 PM

Bloomberg — A Apple deve considerar a possibilidade de substituir seu CEO de longa data, Tim Cook, já que as dificuldades da fabricante do iPhone com a inteligência artificial aumentam os riscos significativos para a empresa, de acordo com analistas da LightShed Partners.

“A Apple agora precisa de um CEO focado no produto, não um centrado na logística”, escreveram os analistas Walter Piecyk e Joe Galone em uma nota aos clientes, referindo-se ao histórico de Cook no gerenciamento de cadeias de suprimentos antes de assumir o cargo de CEO em 2011.

PUBLICIDADE

Os comentários da LightShed foram feitos depois que a Apple disse que o diretor de operações Jeff Williams está deixando o cargo este mês. Ele será sucedido por Sabih Khan, um veterano de 30 anos na Apple. Williams chegou a ser considerado um possível sucessor de Cook, mas John Ternus, vice-presidente sênior de engenharia de hardware da Apple, agora é visto como o candidato mais provável.

Leia também: Meta contrata principal executivo de IA da Apple para área de superinteligência

Um porta-voz da Apple não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Bloomberg News.

PUBLICIDADE

As ações da Apple ficaram muito aquém de seus pares como a Microsoft e a Meta neste ano depois de perder terreno na corrida para implantar recursos de inteligência artificial e à medida que as startups buscam produtos de hardware para competir com os dispositivos da Apple. As ações da Apple caíram 16% em 2025, em comparação com um ganho de 25% para a Meta e 19% para a Microsoft.

“A falta de IA poderia alterar fundamentalmente a trajetória de longo prazo da empresa e sua capacidade de crescer”, de acordo com Piecyk e Galone. “A IA remodelará os setores em toda a economia global, e a Apple corre o risco de se tornar uma de suas vítimas.”

Leia também: Onde a Apple falhou: como a Xiaomi conseguiu passar de celular para carro elétrico

PUBLICIDADE
  Fonte? Bloomberg

A queda das ações da Apple este ano é um ponto em comparação com seu desempenho de longo prazo com Cook no comando. As ações da Apple subiram mais de 1.400% desde que Cook, de 64 anos, foi nomeado CEO, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. O S&P 500 subiu cerca de 430% nesse período.

Leia também: Siri com ChatGPT? Apple estuda usar modelos da OpenAI ou da Anthropic em seu sistema

“Tim Cook era o CEO certo no momento de sua nomeação e, sem dúvida, fez um ótimo trabalho”, disseram Piecyk e Galone. Mas, segundo eles, após a saída de Williams, “é hora de mais mudanças disruptivas, não menos”.

PUBLICIDADE

Veja mais em bloomberg.com