Bloomberg — A Vista Capital, gestora de um dos fundos multimercado com melhor performance nos últimos três anos no Brasil, está montando uma posição em Argentina por meio de recibos de ações (ADRs) às vésperas de uma eleição presidencial que pode resultar em uma troca de regime.
A posição é pequena, segundo uma pessoa a par do assunto. Em carta aos cotistas, o fundo disse que 2024 pode trazer “choques positivos na política e na economia” para o país latino-americano.
“Em uma mudança de regime mais expressiva, que passaria por um ajuste fiscal mais front-loaded e uma agenda robusta de reformas, seria possível uma reprecificação relevante dos ativos”, disse o fundo.
“Enxergamos assimetrias interessantes em alguns setores no mercado de ações, em especial no financeiro.”
A Vista não comentou além da carta.
No documento, o fundo disse que o atual ministro da Economia Sergio Massa tem incentivos para chegar a um acordo com o Fundo Monetário Internacional, enquanto o El Niño pode favorecer uma recuperações nas exportações agrícolas no ano que vem.
A gestora também citou a possibilidade de a candidata conservadora Patricia Bullrich aglutinar votos para a oposição.
Apesar disso, a Vista adverte para o que considera um caminho “tortuoso” até as primárias em agosto, e disse que o país segue vulnerável a corridas cambiais em choques adversos.
Os ativos argentinos avançaram no último mês após Massa — que é visto como mais pragmático dentro da atual coalizão de esquerda — anunciar sua candidatura, alimentando otimismo com a chance de um vencedor que seja favorável ao mercado.
Os investidores otimistas com Argentina têm argumentado que os potenciais cenários adversos já estão no preço.
O fundo de índice ETF Global X MSCI Argentina, de US$ 70 milhões, sobe 36% desde o início do ano, enquanto os títulos do governo com vencimento em 2035 sobem 4 centavos de dólar nas últimas quatro semanas, para perto de 31 centavos.
A Vista Capital foi fundada em 2014 por João Landau e João Lopes, e atualmente gere mais de R$ 5 bilhões.
O seu fundo flagship Vista Multiestrategia sobe 56% após taxas nos últimos 36 meses, superando 99% dos pares monitorados pela Bloomberg. No período, o Anbima Hedge Fund Index, índice da Anbima que segue os multimercados, sobe 27%.
-- Com a colaboração de Scott Squires.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
Com dólar em falta, Argentina permite aos bancos abertura de contas em yuan
Argentina: tendência de governo pró-mercado já tem reflexo nos preços
©2023 Bloomberg L.P.