Ibovespa cai e dólar se aproxima de R$ 5,20 com Oriente Médio e LDO no radar

Mercados financeiros começam a semana com investidores preocupados sobre se o ataque do Irã a Israel no fim de semana desencadeará uma retaliação

Los futuros de Brasil caen entre los obstáculos de la Ley de Precatorios y más ganancias
15 de Abril, 2024 | 10:24 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) ampliou as perdas nesta segunda-feira (15) depois que o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou a mudança na meta fiscal de 2025. Por volta das 15h (horário de Brasília), o índice cedia 0,50%, negociado aos 125.315 pontos, enquanto o dólar subia 1,42%, a R$ 4,19.

Os mercados financeiros também começam a semana preocupados sobre se o ataque do Irã no fim de semana a Israel desencadeará uma retaliação. Com os investidores já abalados por uma forte inflação e pela perspectiva de taxas de juros mais elevadas durante mais tempo, a escalada da crise no Oriente Médio deverá ampliar a volatilidade.

Leia mais: Como o ataque do Irã a Israel impacta os mercados, segundo gestores e analistas

Apesar da cautela, os traders buscam conforto na especulação de que os esforços diplomáticos deverão ajudar a evitar a escalada do conflito, contribuindo para ganhos em bolsas ao redor do mundo.

PUBLICIDADE

Na agenda do dia, as vendas no varejo nos Estados Unidos subiram 0,7% em março na comparação mensal, acima da alta de 0,4% esperada por economistas do mercado. O dado sugere que o consumo continua forte, podendo impulsionar a economia americana no primeiro trimestre.

Na semana, os destaques no Brasil incluem a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025. Há ainda o vencimento de título com correção cambial, bem como um dado de atividade e o relatório de produção da Vale (VALE3).

No exterior, destaque para o Produto Interno Bruto (PIB) da China, que será divulgado nesta segunda, com estimativa de desaceleração do crescimento para menos de 5% na comparação anual, segundo economistas pesquisados pela Bloomberg.

PUBLICIDADE

Falas de membros do Federal Reserve e do Banco Central Europeu também serão monitoradas ao longo da semana, que conta ainda com a participação do presidente do Fed, Jerome Powell, em evento com o presidente do BC do Canadá.

-- Atualização das cotações às 15h (horário de Brasília)

-- Com informações da Bloomberg News

Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.