Ibovespa recua com Vale e cautela no exterior após inflação nos EUA

Maior aumento em seis meses para o Índice de Preços ao Produtor (PPI) dos EUA mostra que inflação continua elevada e reforça cautela do Fed

Ibovespa recua com Vale e cautela no exterior após inflação nos EUA
14 de Março, 2024 | 11:14 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) recua nesta quinta-feira (14), com os investidores repercutindo dados econômicos no Brasil e nos Estados Unidos.

O principal índice da bolsa de valores brasileira cedia 0,08% aos 127.900 pontos por volta das 11h10 (horário de Brasília). O dólar, por sua vez, era negociado a R$ 4,97, com variação de 0,06% no mesmo horário.

Na agenda de indicadores, as vendas do comércio varejista no Brasil cresceram 2,5% em janeiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados vieram acima do esperado.

“Em linhas gerais, os dados reforçam nossa visão de firmeza do consumo das famílias ao longo deste ano, apoiado por outra forte expansão na renda real disponível às famílias e pela melhoria gradual nas condições de crédito”, avalia Rodolfo Margato, economista da XP, em nota.

PUBLICIDADE

Leia também: Fleury espera capturar sinergias com Pardini e pode voltar às compras, diz CEO

Já nos EUA, o Índice de Preços ao Produtor (PPI) teve variação de 0,6% em fevereiro na comparação mensal, o maior aumento em seis meses, impulsionado pela alta dos custos de combustível e alimentos.

O dado adiciona evidências de que a inflação continua elevada e dá mais munição para uma estratégia cautelosa do Federal Reserve para cortar juros.

PUBLICIDADE

Por lá, outros dados divulgados nesta quinta mostraram que as vendas no varejo cresceram 0,6% no mês passado, abaixo do esperado pelo mercado, levantando dúvidas sobre a durabilidade dos gastos de consumo.

Os pedidos semanais de auxílio-desemprego, por sua vez, somaram 209.000 na última semana, abaixo das expectativas do mercado que previam 218.000.

No âmbito corporativo, os investidores seguem monitorando a sucessão na Vale (VALE3) e a crise de dividendos na Petrobras (PETR3; PETR4) enquanto aguardam balanços do quarto trimestre de empresas como CVC Brasil (CVCB3), Cyrela (CYRE3), Lojas Renner (LREN3) e Lojas Marisa (AMAR3).

As ações mais negociadas nesta manhã eram:

Desempenho

No pregão de ontem (13), o Ibovespa fechou no azul, com alta de 0,26%, aos 128.006 pontos. O volume das negociações ficou em R$ 883.717.000.

As ações com as maiores altas foram: JBS (JBSS3), com +3,15%; Prio (PRIO3), com +2,99%; Cogna Educação (COGN3), com +2,87%.

As de maior queda foram: São Martinho (SMTO3), com -2,00%; CTEEP (TRPL4), com -2,51%; Cemig (CMIG4), com -3,18%.

PUBLICIDADE

No ano, o Ibovespa acumulava queda de 4,60% até o pregão anterior.

- Conteúdo elaborado com auxílio de dados automatizados da Bloomberg.

Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.