Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) virou para queda nesta quarta-feira (8), em linha com as bolsas em Wall Street e em uma sessão de queda para as ações da Petrobras (PETR3; PETR4).
Por volta das 14h10 (horário de Brasília), o principal índice da bolsa de valores brasileira caía 0,37%, aos 118.825 pontos. As ações da petroleira cediam 2,20% e 2,18%, respectivamente. O dólar, por sua vez, era negociado a R$ 4,89, com alta de 0,23% no mesmo horário.
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou nesta quarta que o banco central americano deve estar disposto a ir além das simulações matemáticas complexas que tradicionalmente utiliza para prever a economia.
“O rigor intelectual deve ser combinado com flexibilidade e agilidade”, disse Powell em seu discurso de abertura em uma conferência em comemoração ao 100º aniversário da Divisão de Pesquisa e Estatísticas do Fed.
Powell, contudo, não fez comentários sobre a perspectiva da política monetária ou da economia em seu discurso. Os investidores aguardavam por sinalizações do presidente da autoridade monetária após membros do BC americano terem reiterado ontem (7) um tom mais duro com relação ao fim do ciclo de aperto.
O presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, por exemplo, disse que é muito cedo para declarar vitória sobre a inflação e que o aperto excessivo da política monetária é preferível a fazer muito pouco.
Outros membros do Fed, como Lisa Cook, John Williams, Michael Barr e Philip Jefferson também discursam ao longo do dia. Na Europa, Andrew Bailey, presidente do Banco Central da Inglaterra (BoE) também vai falar, além de autoridades do BCE.
Na agenda doméstica, as vendas no varejo aceleraram para 0,6% em setembro, acima da mediana das estimativas de estagnação. O dado é visto como um novo indicador da força econômica do país.
Por aqui, as atenções também recaem sobre a mudança na meta fiscal de 2024 e sobre a reforma tributária. Esta última foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na terça-feira e nesta quarta deve ser analisada em plenário, para ser devolvida à Câmara até o dia 10 (sexta-feira).
As ações mais negociadas nesta manhã foram:
- Magazine Luiza (MGLU3);
- Grupo Casas Bahia (BHIA3);
- Hapvida (HAPV3);
- Bradesco (BBDC4);
- Itaú Unibanco (ITUB4);
Desempenho
No pregão ontem (7) , o Ibovespa fechou no azul, com alta de 0,71%, aos 119.268 pontos. O volume das negociações ficou em R$ 1.639.314.400.
As ações com as maiores altas foram: Magazine Luiza (MGLU3), com +23,78%; Grupo Casas Bahia (BHIA3), com +11,76%; Hapvida (HAPV3), com +8,54%.
As de maior queda foram: Petrobras PN (PETR4), com -1,66%; Vale (VALE3), com -1,99%; Petrobras ON (PETR3), com -2,21%.
No ano, o Ibovespa acumulava alta de 8,71% até o pregão anterior.
-- Atualização das cotações às 14h10 (horário de Brasília)
-- Conteúdo elaborado com auxílio de dados automatizados da Bloomberg.
Leia também:
Madero mantém cautela para 2024 e dá o tom do setor de restaurantes no país
BTG Pactual tem novo recorde de receita e lucro. E o bônus já cresceu 26%