Bloomberg Línea — A queda global do mercado de ações foi ampliada nesta segunda-feira (5), com perdas se espalhando para as ações de tecnologia e para as ações japonesas, que tiveram a maior queda em mais de uma década.
À medida que as preocupações sobre uma desaceleração econômica nos Estados Unidos se intensifica, os traders aumentaram as apostas de que o Federal Reserve intervirá com um corte de emergência na taxa de juros, colocando as chances em 60% para uma redução de 0,25 ponto percentual.
Os traders de carry trade, que estão se desfazendo de suas posições, alimentam ainda mais a volatilidade.
O movimento acontece após dados divulgados na sexta-feira (2) mostrarem o enfraquecimento do mercado de trabalho nos EUA, o que acionou um indicador de recessão amplamente monitorado pelo mercado.
Os investidores também estão preocupados com os valuations elevadas decorrentes do rali da inteligência artificial, enquanto o aumento das tensões no Oriente Médio está contribuindo para o clima de aversão ao risco.
A notícia de que a Berkshire Hathaway, de Warren Buffett. reduziu sua participação na Apple (AAPL) em quase 50% também afetou o sentimento.
→ Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.
🇺🇸 Bonds nos EUA. Os traders de renda fixa estão apostando que a economia dos EUA está prestes a se deteriorar tão rapidamente que o Federal Reserve precisará começar a cortar juros para evitar uma recessão. Isso está alimentando uma das maiores retomadas do mercado de bonds desde março de 2023.
📉 Selloff no Japão Uma derrocada das ações no Japão eliminou US$ 15 bilhões do valor de mercado do SoftBank nesta segunda-feira, na maior queda diária desde o IPO da empresa em 1998.
💰 Nova aquisição. A L’Oreal comprou uma fatia de 10% no Galderma Group, fabricante suíço de preenchedores injetáveis, com as duas empresas concordando em colaborar em novos produtos. O preço não foi divulgado, mas, com base no valor de mercado da Galderma, a participação valeria cerca de US$ 1,9 bi.
(Com informações de Bloomberg News)