Trump diz que os EUA estão perto de acordo nuclear com o Irã

Presidente americano cita progresso em conversas com Irã e reforça intenção de evitar desenvolvimento de armas nucleares

(Foto: Handout/Getty Images Europe)
Por Patrick Sykes
15 de Maio, 2025 | 10:57 AM

Bloomberg — O presidente Donald Trump disse que os EUA podem estar se aproximando de um acordo com o Irã para conter o programa nuclear da República Islâmica.

“Acho que estamos chegando perto de fazer um acordo”, disse Trump no Catar, em um evento com líderes empresariais na quinta-feira.

PUBLICIDADE

“Vocês provavelmente leram a história de que o Irã meio que concordou com os termos.”

(Foto por Win McNamee/Getty Images)

Trump parecia estar se referindo a uma entrevista da NBC com Ali Shamkhani, um assessor do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, na qual Shamkhani reiterou a posição de Teerã de que está disposto a limitar o enriquecimento de urânio em troca de alívio das sanções.

Leia também: ‘Make Argentina Great Again’: Milei segue Trump e endurece lei de migração

PUBLICIDADE

O petróleo caiu com os comentários de Trump e Shamkhani, com o Brent recuando 2,8%, para US$ 64,22 por barril, às 8h em Londres.

Os EUA e o Irã realizaram quatro rodadas de negociações sobre as atividades atômicas da República Islâmica, mediadas por Omã.

Trump disse que quer concordar com um acordo que impediria o Irã de potencialmente construir uma arma nuclear, enquanto Teerã está buscando um alívio das sanções incapacitantes dos EUA.

PUBLICIDADE

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, que lidera a equipe de negociação do Irã, pareceu sugerir, na quarta-feira, que os dois lados continuam um pouco distantes, dizendo que esperava uma abordagem “mais realista” dos EUA na próxima rodada de negociações, que ainda não foi marcada.

Leia também: Trump tenta conter plano da Apple de ampliar produção de iPhones na Índia

Araghchi também criticou Trump por comentários recentes sobre o papel da República Islâmica na tensão no Oriente Médio.

PUBLICIDADE

“Estamos em negociações muito sérias com o Irã para uma paz de longo prazo, e se fizermos isso, será fantástico”, disse Trump na quinta-feira.

--Com a ajuda de Jordan Fabian.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também