Além da Gucci: conheça as marcas da Kering, segundo maior grupo de luxo do mundo

Liderado por François-Henri Pinault, conglomerado francês tem mais de 10 marcas de moda, muitas delas especializadas em acessórios de couro

A Kering começou sua incursão no mundo do luxo com a aquisição da Gucci em 2000.
Por Isaac Garrido
25 de Julho, 2025 | 09:04 AM

Leia esta notícia em

Espanhol

Bloomberg Línea — Quando se fala no setor de luxo e moda, o nome do grupo Kering é uma das grandes referências, pois essa empresa possui um arsenal de marcas como Gucci, Saint Laurent, Brioni e muitas outras. A holding multinacional também tem em seu portfólio marcas de joias, outra de artigos de porcelana e desenvolveu sua própria divisão de produtos de beleza.

Leia também: Prada compra Versace por US$ 1,38 bilhão e avança contra a LVMH e a Kering

PUBLICIDADE

Atualmente dirigida por François-Henri Pinault, marido da atriz Salma Hayek, a empresa familiar se posicionou como uma das maiores do setor. Fundada em 1962, com o nome de Pinault, começou como uma empresa de comércio de madeira, que por três décadas permaneceu líder em seu campo na França.

The Gucci Women's Spring Summer 2025 fashion show in Milan, in September.

Em 1990, a empresa se concentrou na distribuição e passou a se chamar Pinault-Printemps-Redoute, comumente conhecida como PPR. Uma década depois, em 2000, a empresa deu uma guinada e começou a se especializar em moda com a aquisição da Gucci. Naquela época, a grife italiana estava em seu auge graças à direção criativa de Tom Ford.

O conglomerado consolidou sua posição no setor de luxo e, em 2013, passou a se chamar Kering. Desde então, tem mantido sua posição como o segundo maior grupo de luxo do mundo, atrás apenas de seu concorrente Louis Vuitton Moët Hennessy (LVMH).

PUBLICIDADE

As empresas do grupo Kering

A Kering tem mais de 10 marcas de luxo e moda, muitas delas especializadas em acessórios de couro. Ela também tem em seu portfólio marcas de joias finas, como a francesa Boucheron, e marcas de luxo mais acessíveis, como a Pomellato, cujas campanhas contaram com a participação de Hayek.

Leia também: Ações da Kering sobem mais de 6% apesar de queda de 24% nas vendas da Gucci

A divisão Kering Eyewear projeta e desenvolve óculos para 14 das marcas do grupo, incluindo Lindberg, Maui Jim e Zeal Optics. Ela também cria coleções para as marcas do grupo: Gucci, Cartier, Saint Laurent, Bottega Veneta, Balenciaga, Chloé, McQueen, Montblanc, Dunhill, Alaïa e Puma.

PUBLICIDADE

No setor de moda:

Gucci

Saint Laurent

PUBLICIDADE

Bottega Veneta

Balenciaga

Alexander McQueen

Brioni

No setor de joias:

Boucheron

Pomellato

DoDo

Queelin

Na área de beleza:

Creed

No setor de cerâmica:

Ginori 1736