Vale deve iniciar projeto de ‘aço verde’ no Brasil e EUA para reduzir emissões

Usinas utilizariam gás natural em um primeiro momento, em vez de coque, derivado do carvão. No futuro, pode usar hidrogênio verde

Excavadora
Por Mariana Durão
29 de Agosto, 2023 | 09:04 PM

Bloomberg — A Vale (VALE3) está considerando desenvolver complexos industriais nos EUA e no Brasil como parte de um esforço para produzir “aço mais verde” (sustentável), disse um porta-voz nesta terça-feira (29).

O segundo maior produtor mundial do ingrediente siderúrgico está de olho nos incentivos da Lei de Redução da Inflação dos EUA para a iniciativa, disse o vice-presidente de Assuntos Corporativos e Externos, Alexandre D’Ambrosio.

Segundo a proposta, a Vale construiria usinas de briquetagem que alimentariam instalações de empresas terceiras no mesmo local. Esse processo utilizará gás natural em vez de coque, derivado do carvão, reduzindo assim as emissões. No futuro, o gás poderá ser substituído pelo hidrogénio verde. A Vale já usa esse modelo no Oriente Médio ao buscar siderúrgicas para parcerias de descarbonização.

“O Brasil seria um lugar fantástico para construir mega hubs. Temos energia renovável abundante. Nem precisamos de incentivos no Brasil desde que produzamos hidrogênio verde”, afirmou. “Os EUA estão a incentivar a produção de hidrogénio verde.”

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Qual é o custo econômico de emitir CO2? A Universidade de Chicago fez as contas