Bloomberg — Um tornado atingiu o estado do Paraná, matou seis pessoas, feriu mais de 400 e causou grandes danos materiais, informou o governo estadual.
Fotos compartilhadas pela Defesa Civil do Paraná mostraram casas, carros e estradas devastadas no município de Rio Bonito do Iguaçu após o tornado F2 de sexta-feira (7), com cerca de 50% das casas da região afetadas por desabamentos de telhados.
Um tornado F2 é classificado como “significativo” e tem velocidade de vento entre 181 e 250 quilômetros por hora, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA.
Eventos climáticos severos têm se tornado mais comuns no sul do Brasil, um importante produtor de grãos e carne. Partes do Paraná enfrentaram fortes chuvas em novembro, levando as autoridades a declarar estado de emergência em 14 cidades.
O governador do Paraná, Ratinho Junior, viajou para a região para monitorar as operações de busca e resgate, de acordo com a Defesa Civil. As autoridades estão trabalhando para restaurar a água e a eletricidade.
O governo federal ajudará a fornecer ajuda humanitária e “não poupará esforços para auxiliar as famílias afetadas”, disse a ministra das Relações Institucionais do Brasil, Gleisi Hoffmann, no X.
Veja mais em bloomberg.com
©2025 Bloomberg L.P.








