SpaceX, de Musk, faz acordo com John Deere para internet via satélite em tratores

Fabricante quer equipar máquinas agrícolas com terminal da Starlink; produtores do Brasil e dos EUA são o principal alvo das empresas

John Deere
Por Michael Hirtzer
16 de Janeiro, 2024 | 03:21 PM

Bloomberg — A maior fabricante de tratores do mundo, a John Deere (DE), acertou um acordo de colaboração com a SpaceX, de Elon Musk, para conectar áreas rurais dos Estados Unidos e do Brasil a satélites de internet.

Tratores nos dois países poderão ser equipados com o terminal Starlink, da SpaceX, que se conecta ao centro de operações da Deere a partir do segundo semestre deste ano, como parte de uma parceria inédita na indústria, conforme declarado pela Deere em um comunicado na terça-feira (16).

“Estamos levando o serviço de comunicação via satélite à fazenda em escala, para que os agricultores com desafios de cobertura celular possam maximizar o valor da conectividade em suas operações”, disse o diretor de tecnologia da Deere, Jahmy Hindman, no comunicado.

Os agricultores têm utilizado tecnologia assistida por satélite desde o final da década de 1990 e, mais recentemente, o sistema Starlink, da SpaceX, tem sido apresentado à indústria agrícola como uma forma de fornecer internet confiável a áreas rurais.

PUBLICIDADE

Apenas 30% dos grandes agricultores dos Estados Unidos afirmaram ter internet de “alta qualidade”, segundo uma pesquisa de 2022, enquanto os agricultores estão cada vez mais dependentes de máquinas que medem e rastreiam cada semente plantada, fertilizada e colhida.

A colaboração ocorre em um momento em que os agricultores compram menos tratores devido à queda nos preços das colheitas, e a Deere busca gerar 10% de sua receita por meio de modelos “recorrentes”, como taxas de assinatura, até 2030. A parceria foi relatada pela primeira vez pelo Wall Street Journal.

Veja Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

Preço do café é pressionado por queda das exportações do Vietnã e aumento de estoques

O que está por trás dos protestos de agricultores alemães, que bloquearam rodovias