Mantiqueira, com JBS como sócia, acerta compra para entrar no mercado dos EUA

Aquisição da Hickman’s Egg Ranch, uma das maiores produtoras de ovos dos EUA, por valor não divulgado, se deu pela subsidiária Mantiqueira USA; empresa brasileira havia sinalizado no começo do ano o objetivo de internacionalização

Por

Bloomberg Línea — A Mantiqueira USA, joint venture entre a Mantiqueira e a JBS, firmou um acordo vinculante para adquirir a Hickman’s Egg Ranch, uma das maiores produtoras de ovos dos Estados Unidos.

Segundo comunicado enviado à Securities and Exchange Commission na noite desta sexta-feira (14), a transação “representa um marco significativo da Mantiqueira USA em sua estratégia de longo prazo para construir uma presença forte e escalável no mercado de ovos dos Estados Unidos”.

A expectativa é que o negócio seja concluído até o fim do ano, segundo sinalizou o CFO da JBS, Guilherme Cavalcanti, no comunicado.

Leia também: JBS poderá auxiliar na internacionalização da Mantiqueira, diz Márcio Utsch

A Mantiqueira já havia sinalizado em diferentes ocasiões que 2025 e 2026 seriam anos de expansão fora do Brasil, com estimativas de faturar até US$ 700 milhões em cinco anos nos EUA, segundo informações da Bloomberg News.

“O negócio [venda de 50% da Mantiqueira para a JBS] foi realizado em razão da capilaridade global que a JBS possui e pela nossa visão de internacionalizar o ovo brasileiro. Essa união permite que o conhecimento técnico da Mantiqueira Brasil, associado ao conhecimento do mercado internacional do JBS, facilite a nossa expansão global de forma rápida, ágil e sustentável”, disse o CEO da Mantiqueira, Márcio Utsch, em entrevista em janeiro deste ano à Bloomberg Línea.

A Hickman’s tem operação consolidada na Costa Oeste e nas Montanhas Rochosas dos EUA e está entre as 20 maiores produtoras de ovos do país, segundo comunicado da JBS.

A empresa familiar, fundada em 1944, relatou em seu site a perda de 95% de suas galinhas poedeiras no Arizona, cerca de 6 milhões de aves, em decorrência de um surto de gripe aviária.

A aquisição dá à Mantiqueira acesso a capacidade produtiva, rede de distribuição e contratos com varejistas, o que acelera a entrada em escala no país.

Esse movimento, como acima citado, vem sendo desenhado desde a venda de 50% da Mantiqueira para a JBS em janeiro deste ano e ocorre diante da maior busca de consumidores em diferentes mercados por produtos com maior teor de proteínas.

Leia também

Por que a Mantiqueira prevê que 2025 será um ano de salto na exportação de ovos

JBS prevê expansão de capacidade em 2027 após reformas e investimentos nos EUA