Valor do IPVA 2026 em SP: veja a tabela e o calendário para pagamento

Imposto sobre a propriedade de veículos teve aumento médio de 2,51% em relação ao ano anterior; pagamento da cota única com desconto ou da primeira das cinco parcelas sem desconto tem início no dia 12 de janeiro para veículos com final de placa 1

Brazil Fights Cratering Real With Two Dollar Auctions In A Day
16 de Dezembro, 2025 | 11:56 AM

Bloomberg Línea — A Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo divulgou nesta segunda-feira (15) a tabela com os valores e as datas de pagamento do IPVA de 2026.

Como em anos anteriores, os valores foram definidos por meio de pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). A consulta de cada modelo pode ser realizada no Sistema de Veículos (Sivei) da Secretaria da Fazenda.

Houve valorização média de 2,51% dos preços da tabela Fipe na comparação com os números de 2024, o que significa em geral um imposto mais caro.

O levantamento da Fipe tomou como referência 13.571 modelos e versões de veículos de todas as marcas existentes no país e teve como base os preços de venda praticados no varejo em setembro e outubro de 2025.

PUBLICIDADE

Leia mais: Vinhos bons a menos de R$ 100: o que se deve observar, segundo especialistas

Como em anos anteriores, o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) poderá ser realizado em parcela única em janeiro - com vencimento de acordo com a placa do veículo - com desconto de 3%; ou em cinco parcelas mensais de janeiro a maio, sem desconto; ou em parcela única sem desconto em fevereiro.

Veja a seguir as datas de vencimento em janeiro (primeira parcela ou cota única com desconto):

PUBLICIDADE
  • Placa final 1: 12 de janeiro (segunda-feira)
  • Placa final 2: 13 de janeiro (terça-feira)
  • Placa final 3: 14 de janeiro (quarta-feira)
  • Placa final 4: 15 de janeiro (quinta-feira)
  • Placa final 5: 16 de janeiro (sexta-feira)
  • Placa final 6: 19 de janeiro (segunda-feira)
  • Placa final 7: 20 de janeiro (terça-feira)
  • Placa final 8: 21 de janeiro (quarta-feira)
  • Placa final 9: 22 de janeiro (quinta-feira)
  • Placa final 0: 23 de janeiro (sexta-feira)

Para as demais datas nos meses de fevereiro a maio, consulte o site da Secretaria da Fazenda do Estado de S. Paulo.

Segundo informações da Sefaz-SP, cerca de 19,2 milhões de veículos de propriedade de pessoas físicas e jurídicas deverão pagar o IPVA em 2026.

Por outro lado, da frota total no estado de São Paulo de 30,1 milhões de veículos, cerca de 9,9 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação, enquanto 1 milhão não terá que pagar o imposto por se enquadrar nas seguintes categorias: taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos.

Também há isenção para veículos que adotam fonte alternativa e renovável de energia - caso dos carros elétricos - de maneira a reduzir a emissão de poluentes e contribuir para a melhoria do meio ambiente.

Segundo a Sefaz-SP, as alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados permanecem as mesmas: 4% sobre o valor de tabela da Fipe para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; além de 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras, todos registrados em São Paulo.

Para efetuar o pagamento do IPVA 2026 do estado de São Paulo, o contribuinte pode utilizar a rede bancária credenciada, com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor).

-- Com informações da Secretaria da Fazenda de São Paulo.