Bloomberg Línea — A Marriott Internacional anunciou nesta terça-feira (15) a chegada da marca mexicana City Express ao Brasil, o que aumentará sua participação no segmento midscale (hotéis de serviços e acomodações de qualidade média, situados entre os econômicos e os de luxo).
O plano prevê a inauguração de um total de 30 propriedades da marca City Express by Marriott no Nordeste ao longo dos próximos 15 anos.
Entre 2028 e 2029, o passo inicial é abrir sete hotéis da bandeira nos principais destinos litorâneos da região Nordeste, nos estados de Pernambuco (4), Ceará (2) e Rio Grande do Norte (1).
O movimento da rede norte-americana é visto pelo mercado como uma reação ao avanço do grupo francês Accor com a marca Ibis, voltada principalmente para o turismo massivo nos destinos litorâneos da região Nordeste.
Leia mais: Lady Gaga a NFL: grandes eventos aceleram hotelaria de luxo no Brasil, diz Marriott
Pernambuco ganha as duas primeiras unidades: uma no Porto de Suape e outra em Porto de Galinhas, com abertura prevista até 2028.
Em 2029, a rede planeja dois hotéis adicionais em Pernambuco, especificamente na área costeira de Cabo de Santo Agostinho, como uma unidade na Praia de Gaibu.
Além de Pernambuco, as capitais do Ceará e do Rio Grande do Norte também terão hotéis City Express by Marriott: Fortaleza (2) e Natal (1) devem inaugurar suas unidades no início de 2028, segundo o comunicado da Marriott.
Esses empreendimentos refletem o crescimento econômico e turístico da região Nordeste e atenderão a uma combinação de viajantes corporativos, logísticos e de lazer, segundo a Marriott.
O litoral do Nordeste brasileiro tem 3.338 km de extensão, o que representa cerca de 36% do total do litoral brasileiro (9.200 km), em uma paisagem pontuada por palmeiras e coqueiros, águas cristalinas e mornas.
Parcerias
Para desenvolver a marca City Express by Marriott, a rede americana buscou parceiras.
A Marriott também anunciou a assinatura de sete unidades da marca no Brasil com a família pernambucana Malheiros, dona da incorporadora Fábrica de Hotéis e da operadora PGA.
Em Porto de Galinhas, o resort all-inclusive da marca Westin, o primeiro da América do Sul, é operado pela PGA, do casal Ana Helena Lacerda e Eduardo Malheiros, enquanto o filho Tarcysio é o diretor da Fábrica de Hotéis.
Leia mais: Brookfield vai às compras e mira hotéis: ‘cheque tem que ser grande’, diz presidente
Hoje a City Express by Marriott está presente em cinco países, com outros seis mercados e mais de 60 projetos em desenvolvimento, segundo a rede.
Com o anúncio da parceria no Nordeste, a Marriott espera reforçar o recente impulso da marca na região do Caribe e América Latina (CALA).
Em junho, a Marriott já havia anunciado a entrada entrada da City Express by Marriott em El Salvador com quatro novos hotéis.
No início deste ano, a empresa revelou planos para lançar a marca City Express by Marriott na Argentina, na Bolívia, em Nicarágua e no Peru. Em março, a marca estreou oficialmente nos EUA, com planos de expansão para o Canadá.
“Estamos entusiasmados em continuar nossa colaboração com a Fábrica de Hotéis para trazer a marca City Express by Marriott ao Brasil”, disse Federico Greppi, Chief Operations da Marriott International para o Caribe e América Latina (CALA).
Leia mais: Hotéis de luxo: os planos da Accor para crescer no Brasil além do eixo Rio-SP
Bojan Kumer, vice-presidente regional de desenvolvimento da Marriott International na CALA, destacou que o Brasil é um mercado estratégico para a rede, que enxerga oportunidades para diversificar ainda mais o seu portfólio no país, especialmente no segmento midscale acessível.
“Essas novas assinaturas são uma prova da confiança que nossos proprietários e franqueados depositam na Marriott International e na força de nossas marcas”, observou Kumer.
As sete novas propriedades assinadas contribuirão com mais de 750 quartos em destinos considerados estratégicos e de alto crescimento no Nordeste do Brasil.
Assim como o The Westin Porto de Galinhas e o The Westin João Pessoa, as novas propriedades City Express terão design assinado pelo estúdio de arquitetura DPA. A execução ficará a cargo da incorporadora Casa Orange, novo novo da Queiroz Galvão Desenvolvimento Imobiliário.
Renato Carvalho, gerente de desenvolvimento sênior da Marriott no Brasil, disse, em conversa com jornalistas, que ainda neste ano a rede deve anunciar novas unidades do City Express em outras regiões do país.
No Centro-Oeste, há negociações de abertura de um City Express em um complexo multiuso, que inclui um residencial e um hotel, a exemplo da unidade anunciada para funcionar dentro do complexo portuário do Suape, informou Carvalho.
“A bandeira se adapta a qualquer tipo de projeto. Conseguimos encaixá-la em complexo multiuso, um formato que tem se tornado uma tendência do mercado”, destacou o gerente de desenvolvimento.
No estado de São Paulo, a previsão do executivo é que o anúncio de um City Expresse ocorra até o final do ano, mas o executivo ressalvou que seria fora da capital paulista devido às dificuldades para encontrar um terreno na cidade e ao elevado custo de desenvolvimento do projeto.
“Em relação à concorrência, o City Express terá camas mais largas, chuveiro mais confortável, terá alimentos, bebidas e academia, ou seja, oferece serviços a mais do que alguns concorrentes”, explicou Carvalho.
A Marriot anunciou a compra da rede City Express no quarto trimestre de 2022, oficializando seu ingresso no segmento de médio porte com preços acessíveis.
A marca nasceu no México há cerca de 20 anos e foi comprada pela Marriott para expandir pela América Latina e, a pedido de investidores americanos, a bandeira estreou nos EUA em novembro do ano passado e em três meses já contava com cinco contratos assinados, segundo Carvalho.
Na época, a rede divulgou o valor de US$ 100 milhões pelo portfólio de marcas da Hoteles City (City Express, City Express Plus, City Express Suites, City Express Junior e City Centro).
Entre as cinco submarcas, o core brand é o City Express, já o City Centro se caracteriza por uma proposta de hotel boutique, segundo o executivo, enquanto o Suites para estadias prolongadas, o Junior entraria na categoria budget (econômica) e o Plus está voltado principalmente para viajantes de negócios.
Leia também
Com família Jereissati como sócia, Petland acelera franquias de bairro e evita online