Revolução nos campos: como a Web3 vem mudando o futebol e a relação com os torcedores

Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, mostra como vem firmando parcerias para o fortalecimento da interação entre torcedores, times e jogadores

[BRANDED CONTENT] Revolução nos campos: como a Web3 vem mudando o futebol e a relação com os torcedores
Tempo de leitura: 3 minutos

O principal campeonato do futebol brasileiro vive uma transformação com a tecnologia Web3 que tem melhorado a experiência do torcedor com seus times. Parceria entre a Binance, maior provedora de infraestrutura para o ecossistema blockchain e de criptomoedas, e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vem criando oportunidades que aproximam o brasileiro apaixonado pelo futebol ao seu time e ao campeonato, com a possibilidade de colecionar relíquias únicas.

A transformação significativa no cenário esportivo brasileiro é impulsionada pela convergência entre a tecnologia Web3 e as criptomoedas, especialmente os Tokens Não Fungíveis (NFTs), dando oportunidade para conectar o universo dos investimentos com hábitos e hobbies do usuário local.

“A tecnologia blockchain e de criptomoedas tem uma capacidade enorme de conectar diversos aspectos das vidas das pessoas, o que dá a essa categoria de investimento um potencial único de agregação de valor e permite uma experiência mais intensa e profunda com as paixões dos brasileiros. Esse processo contribui enormemente para a educação da sociedade ao mostrar a intersecção entre as atividades das pessoas, o que é essencial para uma indústria nascente como essa”, comenta Guilherme Nazar, diretor-geral da Binance no Brasil.

A Binance, que também é proprietária da maior exchange de critptoativos em volume de negócios, tem desempenhado um papel catalisador para o ganho de valor e o aumento da adoção dessa tecnologia ao estabelecer colaborações estratégicas nos esportes e nas artes. Isso inclui parcerias com clubes de futebol a atletas, incluindo escuderias de Fórmula 1 e artistas.

Parcerias estratégicas no esporte brasileiro

A Binance, reconhecendo o potencial disruptivo dos NFTs no esporte, estabeleceu parcerias estratégicas em nível global e local. No Brasil, a Binance expandiu sua presença no futebol ao patrocinar o Brasileirão Assaí, o principal torneio de futebol do país. A corretora e a organização do campeonato lançaram o “Fanverso do Brasileirão Assaí”, uma plataforma interativa que revolucionou a experiência dos torcedores, permitindo-lhes participar de desafios relacionados ao campeonato e ganhar prêmios exclusivos.

A colaboração entre a Binance e a CBF resultou no lançamento do primeiro NFT do Brasileirão Assaí, em abril de 2023. Além de enriquecer a experiência do torcedor, o movimento introduz uma nova dinâmica de interação, beneficiando clubes, atletas e instituições.

Na mais recente campanha Ponto a Ponto, os participantes acumulam pontos que podem ser trocados por itens colecionáveis, como camisas oficiais dos times e bolas oficiais autografadas pelos jogadores, além de réplicas assinadas pelo atleta vencedor do troféu Vale Investir (das revelações do campeonato), ingressos para jogos, experiências exclusivas de um dia nos estádios. Os dois líderes da competição ainda vão ganhar um par de convites para o Baile de Gala da CBF.

Influência dos NFTs no mundo esportivo

Os NFTs estão remodelando a experiência dos fãs em todo o mundo. No Brasil, essa transformação se reflete em diversas áreas, desde colecionáveis digitais até formas de interação com atletas e clubes.

A colaboração da Binance com o renomado jogador de futebol português Cristiano Ronaldo é um exemplo. A parceria resultou em coleções exclusivas de NFTs, como a recente “ForeverCR7: The GOAT”, oferecendo aos fãs itens valiosos, camisas autografadas e até mesmo a chance de treinar com o ícone do futebol.

Os tokens de esportes oferecem aos fãs uma oportunidade de se conectarem com suas equipes favoritas de diversas formas. Mais do que simples colecionáveis, esses tokens digitais permitem que os torcedores vivenciem  momentos memoráveis em formato de videoclipes, destaques em vídeo e até mesmo participem de fã-clubes virtuais, recebendo benefícios exclusivos.

Fan Tokens e engajamento dos torcedores

A Binance não apenas patrocina eventos esportivos, mas também busca redefinir a interação entre os torcedores e seus clubes favoritos por meio dos Fan Tokens. A plataforma destes ativos na Binance foi atualizada para aumentar o engajamento com os detentores destes NFTs.

Os Fan Tokens são um tipo de token de utilidade que fomenta a experiência dos fãs e conecta as marcas e times com seus fãs do mundo todo. A exchange realizou a parceria com os times para emitir os tokens pela Binance Launchpad, envolvendo sua base de fãs e criando experiências importantes de marca.

Os detentores desses tokens podem acumular pontos participando de diversas atividades, desde votar em enquetes até concluir tarefas específicas. O sistema de pontuação desbloqueia recompensas que variam desde ingressos para jogos até encontros exclusivos com jogadores, trazendo uma nova dimensão ao engajamento dos torcedores.

A Binance já tem parceria com diversos clubes, como o Lazio da Itália, o Porto de Portugal, o brasileiro Santos FC e o ucraniano FC Shakhtar, além da escuderia de Fórmula 1 BWT Alpine.

Iniciativas como o lançamento do Fanverso e os Fan Tokens são somente o começo do que deve representar  o futuro do envolvimento entre clubes e torcedores, criando um relacionamento mais próximo e bidirecional.