Crise do varejo? Resultado da Zara revela receita para acelerar as vendas

Espanhola Inditex amplia receita em 43% no trimestre, atinge margem bruta recorde e ações sobem 30% neste ano com base em nova estratégia para lojas e precificação

Zara tem apostado em lojas maiores e fechado aquelas que são menos lucrativas (Foto: Emilio Parra Doiztua/Bloomberg)
Por Clara Hernanz Lizarraga
08 de Junho, 2023 | 09:32 AM

Bloomberg — Os resultados do primeiro trimestre da espanhola Inditex superaram as expectativas dos analistas, graças às lojas de maior tamanho da Zara, que estão incentivando os consumidores a comprar mais itens de moda.

A receita operacional saltou 43% nos três meses até abril, disse a fabricante têxtil de Arteixo, com sede na Espanha, nesta quarta-feira (7). A Inditex teve margem bruta recorde no primeiro trimestre, e o crescimento das vendas está mantendo o ímpeto no início do segundo trimestre.

As ações subiram 5,7% nesta quarta, elevando o valor de mercado da empresa acima de 100 bilhões de euros (US$ 107 bilhões).

A Inditex continua a aumentar a receita mesmo com menos lojas físicas, concentrando-se em locais maiores e tornando essas lojas mais eficientes.

PUBLICIDADE

A tecnologia está aumentando a produtividade, com a rede Zara substituindo as etiquetas rígidas nas roupas neste ano por um novo sistema de segurança que acelera o tempo de pagamento nos caixas.

O grupo reduziu o número de boutiques menos lucrativas, com o total caindo mais de 17% desde 2019, em uma conta que não inclui as 515 lojas fechadas na Rússia no ano passado.

A Inditex tem buscado se concentrar em lojas maiores e mais atraentes, e está valendo a pena sob o ponto de vista de resultados. No ano passado, a empresa ampliou 94 lojas e há planos para mais, incluindo a Zara de Londres em Westfield Stratford e a Zara de Paris na Rue de Rivoli, que deve dobrar de tamanho. O grupo espera que o espaço bruto de vendas aumente em 3%.

PUBLICIDADE

À medida que o varejista online chinesa Shein ganha participação de mercado, a Inditex também se torna mais sofisticada.

Uma pesquisa realizada pelo analista do Credit Suisse Simon Irwin descobriu que os preços de entrada na Zara subiram 20% em relação ao ano anterior, enquanto os de itens mais caros permaneceram estável. Irwin estima que o mercado geral subiu um dígito alto durante a temporada de primavera-verão.

As ações ganharam mais de 30% neste ano, apagando uma queda nos ativos depois que Oscar Garcia Maceiras foi inesperadamente nomeado diretor-presidente no final de 2021.

Garcia Maceiras manteve os custos sob controle, apesar da intensa pressão salarial. Neste ano, a Inditex concedeu aos trabalhadores das lojas na Espanha um aumento salarial médio de 20%.

O caixa da Inditex subiu para mais de 10 bilhões de euros. Isso permitiu aumentar dividendos e anunciar um plano de investimento de 1,6 bilhão de euros para este ano. Cerca de 30 inaugurações e reformas estão previstas para as principais cidades dos Estados Unidos, seu segundo maior mercado, até 2025.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE

Carlyle mira Série A italiana e reforça apetite do private equity pelo futebol

Por que até a Volvo decidiu apostar em um modelo de entrada elétrico

Como Apple e Adidas se tornaram chave para a ida de Messi para o Inter Miami