Guerra de titãs: CEO da Microsoft nega acusação de Musk de que controla OpenAI

Segundo Satya Nadella, há espaço para que pequenas empresas possam competir com grandes companhias como a dele e o Google, da Alphabet

CEO da Microsoft negou acusações de Musk de que a empresa controla a OpenAI, do ChatGPT
Por Jackie Davalos
17 de Maio, 2023 | 02:49 PM

Bloomberg — A Microsoft (MSFT) não tem o controle da OpenAI, a fabricante do ChatGPT, disse o CEO da gigante de software Satya Nadella em uma entrevista na terça-feira (16), contestando a alegação de Elon Musk - que desenvolve um sistema concorrente.

O bilionário e CEO da Tesla (TSLA) tinha afirmado anteriormente que a Microsoft, devido ao seu investimento multibilionário na OpenAI, estava efetivamente no controle da startup.

Nadella negou essa afirmação e foi mais longe ao dizer que as pequenas empresas têm chance de competir com grandes companhias como a dele e o Google, da Alphabet (GOOGL).

O CEO da Microsoft disse que o conselho da OpenAI é de fato o responsável por “comandar o navio”, contradizendo Musk, que saiu da startup anos atrás e defendeu a desaceleração do desenvolvimento da inteligência artificial devido a possíveis preocupações éticas.

PUBLICIDADE

“A OpenAI está fundamentada em sua missão de ser controlada por um conselho sem fins lucrativos”, disse Nadella em entrevista à rede americana CNBC. “Temos uma participação minoritária nela, mas uma grande parceria comercial.”

A capacidade das empresas menores de entrar na IA “dependerá do ajuste do produto ao mercado” e não é garantido que a Microsoft nem o Google sejam “os dois únicos jogadores na cidade”, disse Nadella.

Nadella apontou a busca como um exemplo de como a IA provocou uma nova competição em um espaço dominado pelo mecanismo do Google.

PUBLICIDADE

“Quem teria pensado? No ano passado, se você estivesse sentado aqui e alguém lhe dissesse: ‘ haverá uma disputa em torno da barra de pesquisa e as pessoas podem até sonhar que existe uma alternativa ao Google’”, disse Nadella, citando Bing e ChatGPT como concorrentes em ascensão.

“Existem muitas outras pessoas que entraram no mercado de buscas. Isso para mim é algo que deve ser comemorado”, disse ele.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

União Europeia aprova compra de US$ 69 bi da Activision pela Microsoft

SoftBank prepara IPO de US$ 10 bilhões de sua empresa de chips Arm

Google cria ferramenta para identificar imagens falsas criadas por IA