Michael Burry, de ‘A Grande Aposta’, compara quebra do SVB com crise de 2008

‘Arrogância e ganância’ são temas comuns e pessoas ‘correm riscos estúpidos e depois falham’, escreveu o investidor no Twitter; ele depois apagou o post

Michael Burry ficou famoso com o filme 'A Grande Aposta', que conta como previu a crise financeira do subprime em 2008 (Dimitrios Kambouris/Getty Images North America)
Por Claire Ballentine
13 de Março, 2023 | 12:47 PM
Últimas cotações

Bloomberg — Michael Burry, o investidor que se tornou famoso por ter inspirado o filme “A Grande Aposta” (The Big Short no original em inglês), fez comparações do colapso do Silicon Valley Bank (SIVB) com os crashes de 2000 e 2008.

O experiente investidor tuitou no domingo (12) que “arrogância e ganância” são temas comuns e que as pessoas “correm riscos estúpidos e falham”. Depois, os formuladores de políticas econômicas “imprimem dinheiro” para consertar a situação, disse ele.

Burry, que dirige a Scion Asset Management, apagou depois o tuíte. Ele não respondeu a um pedido de comentário da Bloomberg News.

Burry é conhecido no Twitter por suas proclamações de riscos iminentes para os mercados e a economia, com posts recentes em que alerta que a inflação aumentará novamente e em que instruiu traders a “vender” antes da reunião do Federal Reserve em fevereiro.

PUBLICIDADE

Seu último tuíte ainda público aborda o medo em torno das consequências da quebra do Silicon Valley Bank e o potencial contágio para outros bancos dos EUA.

O Signature Bank de Nova York foi fechado pelos reguladores estaduais no domingo e as ações dos bancos regionais despencaram nas negociações desta segunda-feira (13), a ponto que algumas tiveram que ser interrompidas.

Os formuladores de políticas econômicas estão tentando conter os danos do colapso do SVB com um novo apoio para os bancos que, segundo autoridades do Federal Reserve, podem proteger os depósitos dos clientes.

PUBLICIDADE

Os economistas do Goldman Sachs (GS) disseram não esperar mais que o Fed suba as taxas em sua reunião da próxima semana, enquanto o banco central tenta conter a crise crescente.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Michael Burry, que previu crise de 2008, sugere vender ações antes de reunião do Fed

Estados Unidos já estão em recessão, diz investidor que previu a crise de 2008