Conteúdo Patrocinado

Iniciativa de Recuperação da Indústria criada pela Binance já investe em 14 projetos

Ativa há três meses, IRI tem a participação de 18 organizações

Binance
Tempo de leitura: 4 minutos

Muitos acontecimentos recentes marcaram um período conhecido como “inverno cripto”, momento em que o setor enfrenta desafios como a queda de preços dos ativos. Neste momento, a Binance tomou a frente de um projeto que visa auxiliar empresas do setor que estão passando por adversidades, denominado Iniciativa de Recuperação da Indústria (IRI).

Diversas empresas líderes do setor, entre elas a Animoca Brands, Aptos Labs, Brooker Group, DWF Labs, GSR, Jump Crypto, Kronos e Polygon Ventures, além da Binance, alocaram recursos em um fundo para apoiar importantes projetos que enfrentam dificuldades financeiras de curto prazo causadas pela instabilidade do mercado. Três meses após sua criação, o número de participantes da IRI cresceu de 9 para 18 organizações. Juntas elas já investiram US$1,1 bilhão no fundo.

Até o momento, as empresas da iniciativa financiaram 14 projetos e têm outros 57 em processo de due diligence, uma avaliação aprofundada das empresas que ocorre antes de qualquer operação de investimento, compra ou fusão. Nesse processo, há uma verificação da existência de dívidas ou processos judiciais, além da checagem de sua contabilidade.

Um destes movimentos foi o investimento da Binance na GOPAX, uma das maiores corretoras cripto da Coréia do Sul e detentora de licenças para operar transações fiat-cripto aos clientes do país asiático. A corretora asiática havia congelado os saques de principal e pagamentos de juros em seu serviço de finanças descentralizadas (DeFi), conhecido por GoFi, como resutado de problemas enfrentados pela Genesis Global Capital, LLC.

O aporte de capital pela Binance, maior corretora de criptoativos do mundo em volume de negócios e maior provedora de infraestrutura para o ecossistema blockchain, teve como objetivo assegurar que todos os clientes do GoFi pudessem ter seus pedidos de saque concretizados integralmente.

“A Binance tem a responsabilidade de proteger seus usuários, bem como a indústria. A Iniciativa de Recuperação da Indústria foi criada para apoiar empresas promissoras que foram impactadas negativamente pelos eventos do ano passado. Esperamos que, ao dar esse passo com a GOPAX, possamos contribuir ainda mais para a reconstrução da indústria coreana de criptoativos e blockchain”, comentou Changpeng “CZ” Zhao, CEO e fundador da Binance, quando do anúncio da operação, em novembro de 2022.

Investimentos em Web3

Nos últimos três meses, a Aptos Network, Layer 1 blockchain, aprovou, por meio da IRI, o financiamento de nove projetos (entre investimentos e subsídios) e possui atualmente outras propostas em análise. Já a DWF Labs, empresa de investimento global no mercado de ativos digitais e em múltiplos estágios da Web3, executou quatro subsídios de seu fundo IRI, fornecendo apoio financeiro para a Web3 MXC, Symbiosis, entre outros.

“Enquanto o mercado enfrenta o inverno cripto, estamos felizes em fazer parte da IRI porque essa é uma oportunidade que nós e outros participantes responsáveis da indústria têm de encontrar e apoiar projetos promissores e inteligentes”, afirma Andrei Grachev, sócio da DWF Labs.

A Iniciativa de Recuperação da Indústria foi lançada pela Binance em novembro de 2022 como parte do esforço contínuo para ajudar a reconstruir a indústria de criptoativos e proteger os usuários após um ano marcado pelo inverno cripto. CZ idealizou o projeto como apoio a empresas da indústria que passaram a enfrentar problemas de liquidez após a falência da FTX, corretora cripto que quebrou ao fim de 2022 por problemas de gestão. A iniciativa foi criada com o intuito de ajudar os players do mercado a darem continuidade a projetos promissores e bem estruturados. Os atuais 18 participantes reafirmaram o compromisso de continuar avaliando todos os candidatos que se inscreverem na iniciativa.

O objetivo fundamental deste novo esforço é apoiar as empresas e projetos mais promissores e de mais elevada qualidade desenvolvidos pelos melhores especialistas em tecnologia e empreendedores que, sem responsabilidade própria, estão enfrentando significativas dificuldades financeiras. O que torna esta iniciativa única é a abordagem colaborativa para restaurar a confiança na Web3.

Para que ocorra o investimento, é necessário que os projetos tenham potencial de inovação e criação de valor a longo prazo, modelos de negócios claramente articulado e viável e foco rígido na gestão de riscos. Além do financiamento, é oferecido um suporte abrangente aos fundadores e aos projetos envolvidos para que possam ficar cada vez mais fortalecidos e continuar crescendo.

Todos os apoiadores estão comprometidos a continuar apoiando projetos através da IRI para que a indústria possa seguir construindo. A Binance vem reiterando que continuará trabalhando para que haja ainda mais segurança regulatória para o setor de blockchain, e manterá o apoio a reguladores e autoridades em todo o mundo com intuito de promover a educação cripto e blockchain.

“Na Aptos, estamos focados em desenvolver produtos com alta usabilidade no espaço cripto. E através da IRI podemos gerar mais apoio ao ecossistema Aptos e criar aplicações que poderão ser usadas em larga escala”, comenta Mo Shaikh, CEO e co-fundador da Aptos Labs. “Estamos orgulhosos de apoiar esta iniciativa e trabalhar em prol do nosso objetivo comum: a adoção em massa”.

Binance