FTX pode ter mais 1 milhão de credores em processo de recuperação judicial

Novos administradores do grupo falido de Sam Bankman-Fried buscam permissão do tribunal para entrar em contato com credores por email, por causa do grande número de pessoas

Novos administradores da empresa buscam permissão para usar endereços de e-mail para entrar em contato com credores
Por Jeremy Hill
15 de Novembro, 2022 | 12:59 PM

Bloomberg — A equipe de especialistas em reestruturação de empresas que assumiu o controle do grupo falido de Sam Bankman-Fried está em conversas com “dezenas” de autoridades reguladoras em todo o mundo enquanto corre para proteger as contas dos clientes e começa a se envolver com os credores que provavelmente excederão um milhão de pessoas, de acordo com os autos do tribunal de falências.

Os documentos, embora ainda escassos em detalhes, oferecem o primeiro vislumbre oficial do que ocorreu dentro da FTX e seu braço comercial, a Alameda Research, nos quatro dias desde que um advogado especializado em recuperação de empresas assumiu o comando e levou a companhia ao tribunal de falências.

John J. Ray III, que substituiu Bankman-Fried nas primeiras horas da manhã de 11 de novembro, nomeou cinco executivos, incluindo um ex-juiz federal, como diretores independentes da FTX, Alameda e três outras entidades principais.

“Perguntas surgiram sobre a liderança do Sr. Bankman-Fried e a gestão do complexo conjunto de ativos e negócios da FTX sob sua direção”, escreveram os advogados da empresa de criptomoedas nos documentos, acrescentando que Bankman-Fried concordou em se afastar da empresa às 4h30 da manhã, hora local, em 11 de novembro.

PUBLICIDADE

As empresas deram entrada em um pedido de recuperação judicial no tribunal de falências horas depois, depois de enfrentar “uma grave crise de liquidez”, segundo o documento.

Uma equipe de consultores externos que inclui advogados e especialistas em reestruturação do escritório de advocacia Sullivan & Cromwell e Alvarez & Marsal começou a transferir contas de clientes para as chamadas carteiras frias e a responder a um ataque hacker de 11 de novembro que, segundo a empresa, levou a saques não autorizados, escreveram os advogados.

Ray, que supervisionou a liquidação da Enron, nomeou o ex-juiz do Tribunal Distrital dos EUA Joseph J. Farnan Jr. como principal diretor independente, supervisionando a FTX Trading Ltd.

PUBLICIDADE

Dado o volume de credores no caso, os advogados da FTX estão pedindo ao juiz John Dorsey do Tribunal de Falências dos EUA a flexibilidade nas regras de falência que geralmente exigem contato por meio de endereços físicos. Em vez disso, eles estão buscando permissão para usar endereços de e-mail de clientes para entrar em contato com eles. Os advogados disseram que planejam apresentar uma lista dos 50 maiores credores da FTX até 18 de novembro.

Nos últimos três dias, os representantes da FTX entraram em contato com autoridades que também incluem a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês) e a Commodity Futures Trading Commission, de acordo com o documento.

Outros diretores independentes nomeados incluem:

  • Matthew A. Doheny na FTX Trading Ltd.
  • Mitchell I. Sonkin em West Realm Shires Inc.
  • Matthew R. Rosenberg na Alameda Research LLC
  • Rishi Jain na Clifton Bay Investments LLC

-- Com a colaboração de Steven Church.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Charlie Munger: criptomoeda é uma combinação ruim de fraude e ilusão