Mercados amanhecem em modo de cautela após Jackson Hole

Investidores reagiam com maior aversão ao risco aos comentários do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, sobre a extensão do ciclo de juros nos Estados Unidos

Conheça os eventos que vão orientar os investidores hoje
26 de Agosto, 2022 | 07:19 AM

São Paulo — Os mercados iniciavam a semana reagindo ao discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, em Jackson Hole, com as ações asiáticas e as europeias em queda, assim como os futuros americanos. O receio é que a alta de juros mais prolongada comprometa os resultados de determinados setores, como o de tecnologia. As principais moedas globais caíam em relação ao dólar, enquanto as commodities, como trigo e soja, assim como o cobre, despencavam em meio à maior aversão ao risco.

Os títulos americanos caíam, refletindo as expectativas de uma recessão nos Estados Unidos por conta do aperto da política monetária. O rendimento de dois anos dos títulos americanos, sensível às expectativas em torno da política do Fed, atingiu 3,47%.

Powell sinalizou que “assim que chegarem a qualquer que seja o aumento final, eles ficarão lá por um tempo”, disse a estrategista-chefe de investimentos da Charles Schwab & Co., Liz Ann Sonders, à Bloomberg Television. “O mercado teve problemas para digerir isso.”

⬇️ Cripto em queda. As criptomoedas voltaram a sofrer perdas neste fim de semana depois que Powell alertou contra o afrouxamento prematuro da política monetária. O bitcoin caiu abaixo do limite inferior da faixa estreita em que foi negociado nas últimas duas semanas, ou seja, perdeu os US$ 20 mil.

PUBLICIDADE

🚨 Ásia em queda. O índice MSCI Asia Pacific, que mede o desempenho das principais ações da região do sul da Ásia, se aproximava da maior queda em quase dois anos, recuando 2,3% com as ações de tecnologia na ponta de queda em meio ao maior escrutínio americano com empresas chinesas. O índice Nikkei 225, negociado em Tóquio, liderou as perdas locais.

🪙 Moedas globais. Euro, iene e libra caíam em relação ao dólar americano, com a moeda japonesa atingindo a maior baixa das últimas cinco semanas, à medida que os investidores continuam a tendência da última sexta.

Breakfast 29.08dfd

Na agenda

Esta é a agenda prevista para hoje:

Brasil: Relatório Focus da última semana

PUBLICIDADE

Europa: Discurso de Philip Lane, do Banco Central Europeu

EUA: Discurso de Lael Brainard, vice do Federal Reserve, Índice de Atividade das Empresas Fed Dallas (agosto), empréstimos bancários (agosto)

Ana Siedschlag

Editora na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero e especializada em finanças e investimentos. Passou pelas redações da Forbes Brasil, Bloomberg Brasil e Investing.com.