Ibovespa recua com Vale e siderúrgicas em dia de bolsas fechadas nos EUA

Novos casos de covid-19 na China derrubam os preços do minério de ferro, diante de uma perspectiva de menor demanda global

Ibovespa cede nesta segunda
04 de Julho, 2022 | 10:52 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) inicia a semana em queda, em uma sessão de menor liquidez nesta segunda-feira (4) por conta do feriado de dia da Independência nos Estados Unidos.

A baixa é puxada por ações de empresas de commodities, como a Vale (VALE3), que caía quase 2%, após novos casos de covid-19 na China derrubarem os preços do minério de ferro, dada uma perspectiva de menor demanda global.

PUBLICIDADE

Na Europa, o movimento era de ganhos para as principais bolsas após o índice de preços ao produtor (PPI) desacelerar para 36,3%, valor menor que o esperado, contribuindo para um maior otimismo na região.

Na agenda da semana, destaque para a ata do Federal Open Market Committee (Fomc), que sai na quarta-feira (6), e para os dados do mercado de trabalho do “non-farm payrolls”, que sairão na sexta-feira (8).

Já no âmbito doméstico, os investidores aguardam os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho, que saem na sexta (8), bem como para a PEC dos benefícios, que concede uma série de benefícios sociais, deve ser aprovada com celeridade, podendo ir para plenário ainda nesta semana.

PUBLICIDADE

Confira o desempenho dos mercados nesta segunda-feira (4):

  • Por volta das 10h50 (horário de Brasília), o Ibovespa recuava 0,43%, aos 98.382 pontos;
  • Entre os contratos de juros futuros, o DI para 2025 subia cinco pontos base, a 12,69%;
  • O dólar à vista recuava 0,35%, negociado a R$ 5,32;
  • Na Europa, as bolsas avançavam: o FTSE, por exemplo, subia 1,24%;

Leia também:

Vale no radar: Goldman corta projeção de preço do minério com queda na demanda

Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.