Série conta ascensão, queda e polêmica do criador da Uber

Em sete capítulos, a série disponível no Paramount mostra a ascensão meteórica de Travis Kalanick até sua demissão do cargo de CEO

À esquerda, Travis Kalanick, fundador e ex-CEO da Uber. À direita, Joseph Gordon-Levitt, no papel de Kalanick
21 de Maio, 2022 | 10:46 AM
Últimas cotações

Bloomberg Línea — Histórias de startups do Vale do Silício que chegam ao topo do mundo costumam atrair multidões, e a indústria audiovisual está aproveitando ao máximo essa nova tendência. É por isso que o conglomerado de mídia americano Show Time trouxe a história da ascensão e queda de Travis Kalanick, fundador e ex-CEO da Uber Technologies (UBER).

A série, de nome “Super Pumped - A Batalha pela Uber” tem sete capítulos, e o primeiro pode ser visto gratuitamente no site oficial do Show Time.

A série retrata os diversos mecanismos com os quais Kalanick tentou fazer com que sua empresa se tornasse uma gigante da tecnologia e os obstáculos que enfrentou. O executivo não só criou a Uber, como também o levou a se tornar o aplicativo que transformou a mobilidade nas principais cidades do mundo.

Ascensão e polêmica

Em 2014, Kalanick começou a ter alguns problemas como líder da Uber, por ser duro com seus concorrentes, mas também mostrando sua intransigência com órgãos reguladores, clientes e até os próprios motoristas.

PUBLICIDADE

Além disso, foi acusado de impor uma rotina tão cansativa a seus funcionários que beirava a exploração.

A série mostra o lado supostamente mais controverso de Kalanick, incluindo atitudes que podem ser descritas como assédio no local de trabalho ou misoginia.

Por fim, Kalanick foi afastado de sua própria criação em 2017 devido a pressões internas e externas que acabaram por expulsá-lo de seu cargo.

Toda essa montanha-russa de experiências no âmbito de uma empresa que hoje vale US$ 68 bilhões é retratada na primeira temporada.

A série

O papel principal da série está nas mãos do ator americano Joseph Gordon-Levitt e é acompanhado por estrelas de Hollywood como Kyle Chandler, Uma Thurma e Elisabeth Shue, entre outros. Além disso, o famoso diretor Quentin Tarantino narra os eventos.

O roteiro é baseado no livro de mesmo nome (Super Pumped), escrito pelo jornalista do New York Times Mike Isaac. A série é distribuída em todo o mundo pela Paramount Global Distribution.

Já se sabe que haverá uma segunda temporada, mas com outra empresa. No caso da segunda temporada, a história contada será a do Facebook, atualmente a Meta Platforms (FB).

PUBLICIDADE

A série estreou nos Estados Unidos em 27 de fevereiro de 2022 e agora está chegando à América Latina. Nesses meses, ela não agradou aos críticos. De acordo com o site especializado Rotten Tomatoes, apenas 58% dos críticos consultados ficaram satisfeitos e apenas 61% do público geral expressou entusiasmo.

--Este texto foi traduzido por Bianca Carlos, localization specialist da Bloomberg Línea.

Leia também

Risco de estagflação assombra mundo abalado pela guerra

Alívio nas sanções dos EUA à Venezuela beneficiaria empresas brasileiras