PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Internacional

Cinco coisas que você precisa saber para começar o dia

Veja os assuntos que devem marcar o sentimento dos mercados ao redor do mundo nesta quarta-feira (4)

Jerome Powell
Por Eddie van der Walt
04 de Maio, 2022 | 10:11 am
Tempo de leitura: 2 minutos

Bloomberg — Alta das taxas de juros, caso Roe vs. Wade nos Estados Unidos e a proibição do petróleo russo.

1. Alta das taxas de juros

O Federal Reserve, o banco central americano, deve subir as taxas de juros novamente nesta quarta-feira (4), com a maioria dos economistas esperando um aumento de 50 pontos-base para conter a inflação mais alta em décadas. Ao contrário da reunião de março, o banco central não fornecerá uma atualização de gráfico de pontos ou um resumo das projeções, o que significa que grande parte do risco na revisão resultará dos comentários que o presidente Jerome Powell fará após a reunião. Por sua vez, o Banco da Inglaterra revisará sua política monetária amanhã, e os economistas esperam que a entidade também aumente seu imposto de juros. Por aqui, o Banco Central do Brasil divulga a nova taxa Selic a partir das 18h, horário de Brasília.

2. Caso Roe vs. Wade

A anulação da decisão Roe v. Wade corre o risco de aumentar a desigualdade econômica nos Estados Unidos, ameaçando décadas de ganhos para as mulheres em lugares onde o aborto poderia ser praticamente proibido. Na terça-feira, a Suprema Corte confirmou que um rascunho inicial que anulava a decisão Roe de 1973, vazado para o portal Politico, era autêntico, embora não seja a decisão final.

O projeto derrubaria o precedente federal de meio século e permitiria que os estados americanos estabelecessem suas próprias leis e restrições. A Suprema Corte pode comprometer o acesso ao aborto para 36 milhões de pessoas. A vice-presidente Kamala Harris acusou os republicanos de atacar os direitos das mulheres, enquanto os democratas buscam reunir os eleitores sobre a ameaça de acesso ao aborto.

PUBLICIDADE

3. Proibição do petróleo russo

A União Europeia propôs proibir o petróleo russo pelos próximos seis meses e os combustíveis refinados até o final do ano. Os Estados membros se reunirão na quarta-feira para discutir – e possivelmente aprovar – a proposta, que seria o sexto conjunto de sanções do bloco contra a Rússia. A UE também propõe excluir o Sberbank e outros bancos do sistema de pagamentos internacionais Swift.

4. Ações estáveis

Os futuros de ações dos EUA eram negociados em uma faixa apertada antes da decisão de taxa esperada do Fed ainda nesta quarta-feira. Os contratos do S&P 500 subiam 0,3% e os futuros do Nasdaq 100 subiam 0,2% às 7h40, horário de Brasília. O dólar operava próximo à estabilidade.

5. Também hoje...

A coletiva de imprensa do presidente Jerome Powell começa às 15h30. Os dados econômicos de hoje incluem o relatório de emprego de abril dos EUA, seguido pela Balança Comercial de março, PMI de Serviços Finais de abril e Índice de Serviços ISM de abril.

Leia também

PUBLICIDADE

Brasil lidera ranking por ativos dos maiores bancos da América Latina em 2022

Rumo a um ano de pesadelo? Esses são os investimentos da Tiger Global no Brasil