Bloomberg — O Twitter (TWTR) vai começar a rotular todos os links de veículos russos apoiados pelo Estado compartilhados em sua plataforma. A medida é a mais recente tentativa das redes sociais de se distanciar da mídia pró-Rússia desde o início da invasão da Ucrânia.
Antes, o Twitter aplicava esse rótulo apenas a contas vinculadas a governos nacionais, como a RT e a Sputnik. A “maioria esmagadora” do conteúdo da mídia russa apoiada pelo Estado – mais de 45.000 tweets por dia – está sendo tuitada por indivíduos, não por contas de mídia, disse o Twitter, na segunda-feira, em comunicado. O Twitter disse ainda que aplicaria uma política semelhante aos meios de comunicação apoiados pelo Estado de outros países “nas próximas semanas”.
Na sexta-feira, o Twitter pausou toda a publicidade na Rússia e na Ucrânia. As principais redes sociais, incluindo o Facebook e o YouTube, estão enfrentando crescentes críticas de autoridades norte-americanas e europeias por permitir que a mídia pró-Rússia se espalhe online.
O Twitter disse no sábado que soube que o serviço estava sendo restrito para alguns usuários na Rússia.
--Com assistência de Joanna Ossinger e Edward Harrison.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
- 5 insights da carta de Warren Buffett contextualizados para o Brasil
- 4 impactos da guerra na Ucrânia sobre o Brasil e o seu bolso
© 2022 Bloomberg L.P.