Aposentados arrependidos
Tempo de leitura: 4 minutos

Bloomberg Opinion — Cerca de 3 milhões de pessoas se aposentaram nos Estados Unidos antes do esperado durante a pandemia — voluntariamente ou não. Agora, com as poupanças acabando, a última onda de covid abrandando e as conversas crescentes sobre empregos abundantes e salários em alta, muitos idosos podem ficar tentados a voltar ao trabalho. Se assim for, eles devem proceder com cautela. Não vai ser mais tão simples receber um salário no fim do mês.

Qualquer pessoa que esteja pensando em voltar à ativa precisa ajustar suas expectativas. Elas provavelmente não serão capazes de retornar a um emprego no mesmo nível do que o que deixaram – isso se conseguirem ser contratadas – e receberão menos. Coloque a Previdência Social em cena e a decisão fica ainda mais complicada.

A recente onda de aposentadorias nos Estados Unidos foi composta em grande parte por trabalhadores sem diploma universitário que recebiam baixos salários e foram involuntariamente retirados da força de trabalho, segundo pesquisa do Centro Schwartz de Análise de Política Econômica da New School.

Alguns empregadores tiraram vantagem de uma abordagem mais relaxada à discriminação por idade durante o governo Trump e limparam a casa, diz minha colega da Bloomberg Opinion, Teresa Ghilarducci, que administra o centro. Após os primeiros lockdowns no início de 2020, os funcionários mais velhos que trabalhavam meio período ou que tinham sido “temporariamente” demitidos não foram trazidos de volta, enquanto outros foram demitidos permanentemente. Os empregadores provavelmente não os receberão de volta agora.

Mais trabalhadores com diplomas universitários podem ter escolhido por conta própria se aposentar antes do planejado – talvez por causa do medo da covid ou do aumento das carteiras do mercado de ações. Nesse grupo, as aposentadorias foram mais prevalentes para aqueles com 65 anos ou mais. Mas mesmo para trabalhadores instruídos que se aposentaram por conta própria, o preconceito de idade do empregador pode dificultar a busca de um novo emprego.

PUBLICIDADE

Pesquisas usando currículos falsos em vagas de emprego mostraram fortes evidências de discriminação por idade contra candidatos mais velhos (64 a 66 anos) em comparação com trabalhadores de meia idade (49 a 51 anos). E uma pesquisa da AARP divulgada no ano passado descobriu que quase 80% dos trabalhadores mais velhos testemunharam ou sofreram discriminação por idade no local de trabalho. Esse foi o nível mais alto desde que o grupo começou a rastrear a questão há quase duas décadas.

Alguns trabalhadores mais velhos, é claro, conseguirão encontrar um novo emprego. Se você tem certeza de que deseja voltar ao trabalho, aqui está o que precisa saber antes de se lançar nessa nova empreitada.

Se a expectativa é continuar de onde parou, pense novamente. É raro que os aposentados que voltam atrás sejam re-empregados com o mesmo nível de remuneração que recebiam antes de pararem de trabalhar. Isso é verdade até mesmo para os trabalhadores de colarinho branco, que muitas vezes voltam a empregos com menos responsabilidades.

Além disso, é preciso considerar a previdência. Nos Estados Unidos, se um aposentado começou a reivindicar benefícios antes de ser elegível para a aposentadoria completa, pode ser difícil voltar no tempo. Você tem a chance de fazer um pedido de suspensão temporária, no qual sua requisição para receber a aposentadoria é suspensa por até doze meses, sem que seja prejudicado por tê-la sacado antecipadamente. Mas isso só pode ser feito dentro de um ano a partir do momento em que a pessoa começou a reivindicar seus benefícios. E uma vez que o pedido seja retirado todos os valores recebidos precisam ser reembolsados.

PUBLICIDADE

Esteja ciente de que, se você ainda não atingiu a idade de aposentadoria completa pela Previdência Social americana (66 para os nascidos entre 1943 e 1954, e 67 para os nascidos em 1960), voltar ao trabalho e obter renda pode reduzir seus benefícios temporariamente e fazer com que parte desses benefícios estejam sujeitos a impostos.

Se você já atingiu a idade de aposentadoria completa, mas não é elegível para retirar seu pedido, você pode optar por suspender os benefícios enquanto estiver ganhando renda. Isso permitirá que você ganhe créditos de aposentadoria atrasada até os 70 anos para cada mês que os pagamentos forem suspensos.

Esses obstáculos não devem impedir que os aposentados retornem ao trabalho se precisarem da renda extra, desde que levem em consideração as possíveis armadilhas. Para aqueles que ainda estão no mercado de trabalho sonhando com uma aposentadoria antecipada, saber o quão difícil pode ser se aposentar pode ser o melhor argumento para permanecer nele pelo o maior tempo possível.

Alexis Leondis é colunista da Bloomberg Opinion que cobre finanças pessoais. Anteriormente, supervisionou a cobertura fiscal da Bloomberg News.

Os editoriais são escritos pela diretoria editorial da Bloomberg Opinion

PUBLICIDADE

Esta coluna não reflete necessariamente a opinião do conselho editorial ou da Bloomberg LP e de seus proprietários.

– Esta notícia foi traduzida por Marcelle Castro, localization specialist da Bloomberg Línea.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também