Mobilidade aérea sustentável na AL

Também no Breakfast: Atentos à decisão do Fed, mercados esboçam alta esta manhã; FMI corta previsão de crescimento econômico mundial em 2022 e Drones de delivery do iFood preparados para a decolagem

Por

Bom dia! Hoje é 26 de janeiro de 2022 e este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias do dia

A plataforma de fretamento aéreo sob demanda Flapper, líder na América Latina, assinou com a Jaunt Air Mobility, empresa aeroespacial sediada na cidade norte-americana de Dallas, no Texas, uma uma carta de intenção para a compra de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL). Após a assinatura de um acordo final, a Jaunt irá providenciar para a Flapper 25 aeronaves movidas a bateria para aumentar a frota de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) na América Latina.

🌎 Juntas, as companhias planejam atender diversos mercados essenciais na América Latina,incluindo a Cidade do México, no México, Santiago, no Chile, Bogotá, na Colômbia, São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil, informou Paul Malicki, CEO da Flapper, à Bloomberg Línea.

🛩️ Além da Jaunt, a companhia tem parcerias firmadas com a Eve, da Embraer, a Electra e MagniX, com previsão de lançamento das aeronaves de diferentes tecnologias e designs para o intervalo entre 2026 e 2030, dependendo do andamento dos projetos e do processo de certificação, segundo Malicki.

Na trilha dos Mercados

Todos os olhos estarão postos, de maneira absoluta e irrestrita, sobre o Federal (Fed). Hoje o banco central norte-americano arbitra sobre a política monetária do país.

Os operadores estão ansiosos para saber quão agressivo será o Fed para controlar a inflação. Quantas vezes aumentará os juros para frear o consumo e estabilizar os preços – e a que proporção? Decidirá pela redução do seu balanço patrimonial? Como o fará?

São muitas as perguntas e muitas as incertezas que rondam o mercado. O efeito ômicron sobre as economias globais, o comportamento das cadeias de abastecimento, os preços nas alturas das commodities energéticas, as tensões geopolíticas protagonizadas pela Rússia...

Além destes elementos que turvam o horizonte, balanços corporativos e dados macroeconômicos também ditarão o rumo dos operadores. Com tantos fatores em jogo, é de se esperar que a sessão de hoje seja volátil, com a cautela orientando as decisões de investimento. Também é uma boa oportunidade para os caçadores de barganhas.

Leia também:

Ações dos EUA historicamente têm fortes ganhos em ciclos de alta do Fed

BC dos EUA deve sinalizar primeiro aumento de juros em março

🟢 As bolsas ontem: Dow (-0,19%), S&P 500 (-1,22%), Nasdaq (-2,28%), Stoxx 600 (+0,71%), Ibovespa (+2,10%)

Outra sessão volátil. Em uma verdadeira gangorra, o S&P 500 chegou a cair 2,79% durante o dia, se situou no azul por alguns minutos e, no final do dia, terminou outra vez no vermelho. A perspectiva de um aperto monetário pelo Fed já em março e as crescentes tensões geopolíticas marcaram o dia.

No radar

  • 📌 Decisão de juros do Federal Reserve e entrevista coletiva do presidente Jerome Powell
  • Decisão da taxa de juros do Banco do Canadá
  • Relatório de estoque de petróleo bruto da EIA
  • Balanços: Tesla, Abbott Laboratories, Intel, AT&T, Boeing
  • Brasil: IPCA-15

Quinta-feira, 27

  • EUA: Dados de crescimento do PIB no quarto trimestre, além de pedidos iniciais de seguro-desemprego e bens duráveis
  • Balanços: Apple, Visa, Mastercard, Comcast, McDonald’s, SAP, Samsung Electronics

Sexta-feira, 28

  • EUA: Renda do consumidor, sentimento do consumidor da Universidade de Michigan
  • Balanços: Chevron, Caterpillar

Destaques da Bloomberg Línea

Também é importante

Nas alturas: iFood é liberado para decolar com drones de delivery: “We’re soaring, flying, there is not a star in heaven that we can’t reach”. O High School Musical disse isso, mas poderia facilmente ser o iFood dublando. O gigante do delivery brasileiro tem agora drones no ar, para além de motos e bicicletas nas ruas do País. Tudo isto com o aval da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

• Alta da inflação ameaça legado do presidente do BC dos EUA: Os primeiros quatro anos de Jerome Powell como presidente do banco central dos Estados Unidos foram marcados pela façanha de salvar a economia de um desafio histórico como a pandemia. Seu segundo mandato — e legado — à frente do Federal Reserve será definido pelo esforço para salvar a economia americana de um superaquecimento.

• Colheita de soja e milho avança, mas perdas se acentuam no Sul do país: A colheita da safra de soja e milho do Brasil avança em ritmo acelerado neste ano. Dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) mostram que 5,5% da área plantada com soja e 7,7% das lavouras de milho já foram colhidos em todo o país. O desempenho mostra um aumento significativo em comparação à semana anterior, quando apenas 1,7% da soja e 4,4% do milho haviam sido retirados das lavouras em todo o país.

• Petrobras prorroga negociação dos campos de Albacora com PetroRio: A Petrobras (PETR4) disse, nesta terça-feira (25), que ainda está em fase de negociação com os consórcios liderados pela PetroRio (PRIO3) para a venda dos campos de Albacora e Albacora Leste, na Bacia de Campos, e que não há data definida para a conclusão de tratativas e assinatura de contratos.

Opinião Bloomberg

Prever a inflação é uma ciência verdadeiramente desanimadora

Por quase 40 anos, os Estados Unidos e grande parte do mundo foram abençoados com inflação baixa. Não mais. Dependendo de quem você acredita, o aumento dramático de preços e salários dos últimos meses é ou fogo de palha ou o começo de algo mais ameaçador. Ambos os lados deste debate falam com confiança sobre o que acontecerá a seguir. Mas a história da previsão de inflação sugere que a humildade é o melhor caminho.

Pra não ficar de fora

OO YouTube está planejando adicionar recursos de tokens não fungíveis para seus criadores de conteúdo, escreveu a CEO Susan Wojcicki nesta terça-feira (25). Embora Wojcicki não tenha dito exatamente o que sua equipe está planejando, ou quando será lançado, isso marca a primeira vez em que a Alphabet, dona do Google e do YouTube, está se envolvendo com os colecionáveis de criptomoedas. Vários dos rivais do YouTube já embarcaram na tendência.

🟢 O Twitter começou a permitir que os usuários postassem NFTs como fotos de perfil, e o Instagram está, supostamente, trabalhando em uma oferta semelhante, de acordo com o Financial Times. NFTs são ativos digitais que representam a propriedade de outros ativos digitais, como obras de arte, que as pessoas podem comprar ou vender.

▶️ O YouTube, que abriga a maior parte dos criadores de conteúdo, passou vários anos criando maneiras de seus astros de vídeo ganharem dinheiro para além da publicidade, adicionando ferramentas como pagamentos de fãs e comércio eletrônico. Wojcicki disse aos criadores que sua empresa estava procurando o Web3, um termo genérico para modelos de internet construídos em torno de criptomoedas, como uma “fonte de inspiração”.

Quer receber o Breakfast por e-mail? Registre-se gratuitamente no nosso site. E aqui você encontra as edições anteriores de nossa newsletter.

Edição: Michelly Teixeira, News Editor | Europe

Por hoje é só. Bom dia e obrigado por ler nossa newsletter!