PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mercados

Ações chinesas caem para menor patamar em cinco meses por ômicron

Investidores reagem a uma liquidação no setor imobiliário do país e preocupações com a disseminação da variante ômicron pelo país

Tempo de leitura: 2 minutos

Bloomberg — O índice de referência de ações da China caiu para o menor nível em mais de cinco meses com uma liquidação no setor imobiliário do país e preocupações com a disseminação da variante ômicron pelo país.

O índice CSI 300 caiu 1,6% nesta quinta-feira (13) para fechar no nível mais fraco desde 28 de julho, com a fabricante de bebidas Kweichow Moutai com o maior recuo. As incorporadoras imobiliárias estenderam as quedas nas negociações da tarde em meio a uma reportagem da Bloomberg de que vários dos maiores bancos da China se tornaram mais seletivos no financiamento de projetos imobiliários por veículos de financiamento do governo local.

PUBLICIDADE

Veja mais: Aeroporto de Hong Kong proibirá circulação de alguns turistas

“As blue chips retomaram a queda, o que pesou no índice mais amplo”, disse Ken Chen, analista da KGI Securities”.

A China detectou casos de ômicron em uma segunda grande cidade portuária do país, aprofundando a preocupação de que a variante muito mais infecciosa possa se espalhar rapidamente pela maior nação comercial do mundo, derrubando as cadeias de suprimentos globais.

PUBLICIDADE

Estrangeiros vendem ações chinesas

As perdas foram retomadas na quinta-feira, depois que o indicador CSI ter subido 1% na sessão anterior, a maior alta em cerca de um mês. Isso se deve em parte às expectativas de que o Banco Popular da China corte as taxas de juros, o que adicionaria mais liquidez ao mercado em um momento em que os bancos centrais globais, incluindo o Federal Reserve, estão se movendo para retirar o estímulo da era da pandemia.

A desaceleração da China provavelmente se estendeu até o final de 2021, com crescimento abaixo de 4% ano a ano no quarto trimestre, segundo a Bloomberg Economics. Os dados sobre o crescimento e as vendas no varejo e a produção industrial de dezembro devem ser divulgados na segunda-feira (17).

Investidores no exterior venderam quase 600 milhões de yuans (US$ 94,3 milhões) em ações do continente na quinta. O índice ChiNext, de alta tecnologia, caiu 1,7%. Em Hong Kong, o índice Hang Seng de referência caiu 0,2%, enquanto o índice Hang Seng Tech perdeu 2,1%.

PUBLICIDADE

Enquanto isso, a taxa de recompra overnight da China subiu 25 pontos base para 2,23%, a maior desde outubro.

--Com a colaboração de Helen Sun.

Leia também

PUBLICIDADE

Quase todos adolescentes que precisam de UTI para covid não são vacinados

Sony produzirá mais PlayStation 4 para suprir falta do PlayStation 5

PUBLICIDADE