PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

BioNTech: Modificar vacina pode aumentar imunidade contra ômicron

Empresa acredita que a formulação atual provavelmente ainda proteja contra manifestação grave da doença

vacunas
Tempo de leitura: 1 minuto

A BioNTech SE informou que a modificação de sua vacina contra Covid-19 pode ser necessária para aumentar a imunidade contra a variante omicron, embora a formulação atual provavelmente ainda proteja contra doenças graves da cepa.

“Mesmo que uma dose de reforço da vacina atual forneça um alto nível de proteção contra a ômicron, uma adaptação pode ser necessária para aumentar a duração e o nível da imunização”, disse a parceira de desenvolvimento da vacina da Pfizer Inc. em um comunicado na sexta-feira.

PUBLICIDADE

A empresa informou que espera que pessoas totalmente vacinadas possam ser infectadas com omicron, mas ainda terão um alto nível de proteção contra formas graves de Covid. Os reforços provavelmente ajudarão a prevenir doenças graves e a afastar doenças em geral, acrescentou a empresa.

Mesmo que a variante seja capaz de evitar anticorpos em pessoas vacinadas, provavelmente ainda será alvo de outros componentes do sistema imunológico que são ativados pelos imunizantes, disse o presidente-executivo da BioNTech, Ugur Sahin, no início desta semana, pedindo a aceleração das injeções de reforço.

Veja também: Pfizer e Moderna têm melhor resposta como terceira dose, mostra estudo

PUBLICIDADE

Os executivos da Moderna Inc. disseram que as mutações do ômicron sugerem que novas vacinas serão necessárias para prevenir a infecção. A Universidade de Oxford, que desenvolveu uma vacina com o AstraZeneca Plc, afirmou que não há evidências de que as vacinas existentes não forneçam alguma proteção contra a nova cepa.

Os resultados dos testes de laboratório são esperados dentro de semanas para obter uma avaliação mais clara sobre o quadro. Os American Depositary Receipts da BioNTech subiram 2,1% nas negociações antes da abertura dos mercados dos EUA.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE