Powell diz que Fed não pretende banir criptomoedas nos EUA

Fala aconteceu no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos

Por

São Paulo — Durante depoimento na tarde desta quinta-feira (30), o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que não tem interesse em banir ou limitar o uso de criptomoedas nos Estados Unidos.

A fala no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes dos EUA ocorreu após Powell ter sido perguntado se tinha intenção de impor qualquer tipo de medida similar ao que a China fez recentemente. “Não há intenção de banimento”, disse.

A autoridade estendeu seus comentários, pontuando que apesar de não haver intenção de banimento, algumas stablecoins, que atuam como fundos de mercado monetário, estavam operando no país fora da regulação.

Esclarecendo uma declaração feita em julho, Powell também disse que caso uma moeda digital do Fed (uma CBDC) seja criada, ela não teria a mesma função que uma criptomoeda.

This browser does not support the video element.

Entre julho e agosto deste ano, Powell, e a secretária do Tesouro, Janet Yellen, realizaram discussões sobre os riscos que stablecoins poderiam representar para a economia já que, segundo críticos desse segmento de criptomoedas, elas podem provocar problemas de estabilidade para o mercado financeiro.

Leia também

Visando mineradores de criptomoedas, prefeito de Miami mostra otimismo