Bloomberg — Após vários alarmes falsos nos últimos dezoito meses, Londres dá sinais de que finalmente vai voltar ao normal.
Os níveis de tráfego e uso do transporte público na cidade dispararam nesta semana, com mais profissionais voltando ao trabalho após o fim das férias de verão. O metrô de Londres marcou sua manhã mais movimentada desde o início da pandemia.
É um sinal de que a normalidade está voltando depois de várias semanas, em que parecia que o retorno ao escritório havia parado. Em julho, o Reino Unido removeu quase todas as restrições ao coronavírus - mas aquele passo inicial em direção à normalidade foi prejudicado por um aumento nos casos da variante Delta do vírus, e muitas pessoas optaram por esperar até depois das férias de verão para voltar às suas mesas.
Ainda há um longo caminho a percorrer. Os escritórios geralmente ficam um pouco ocupados pela metade e muitas pessoas abraçaram o trabalho híbrido, aventurando-se na cidade apenas dois ou três dias por semana. Variantes do vírus ainda podem atrapalhar o retorno: o número de casos ainda está aumentando.
Veja mais: Casas de luxo em Londres têm menor número de compradores estrangeiros em uma década
Por enquanto, porém, a cidade de Londres parece nitidamente mais viva do que há duas semanas: as ruas estão mais movimentadas e os pubs estão apinhados de funcionários de escritório. Aqui estão três gráficos que mostram como os londrinos retornaram:
O trânsito está de volta
Os dias de pistas sem carros na cidade já são coisa do passado. Congestionamentos em Londres estão aumentando e ultrapassando o nível pré-pandêmico - especialmente na hora do rush matinal.
O nível de congestionamento em Londres chegou a 79% na quarta-feira, muito acima da média de 67% para quarta-feira em 2019, de acordo com a TomTom. Um porta-voz da fabricante de satnav disse que o retorno ao escritório e à escola está tendo um impacto nos níveis de tráfego, mas a questão permanece se a tendência vai continuar - ou se as pessoas vão abraçar o trabalho híbrido.
Metrô cheio
A hora do rush matinal no metrô está de volta. Em 6 de setembro, o movimento subterrâneo marcou o início do dia mais movimentado desde o início da pandemia.
Essa tendência continuou durante o resto da semana, com o número de viagens subindo continuamente para chegar a 2,2 milhões na quinta-feira, cerca de 54% dos níveis pré-pandêmicos.
“Definitivamente, estamos vendo um retorno ao trabalho que está impulsionando isso”, afirmou o porta-voz da Transport for London, Sean Colfer.
Aviões de volta aos céus
ʻO aeroporto da cidade de Londres, popular entre viajantes de negócios por causa de suas conexões e proximidade com o centro de Londres, também mostra sinais de recuperação.
Voos para Zurique, Frankfurt e Rotterdam foram retomados com o retorno da demanda de viajantes de negócios, afirma o diretor de operações Alison FitzGerald em entrevista esta semana. O aeroporto espera que o número geral de passageiros aumente 30% nesta semana em relação à semana anterior.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
Brasília em Off: Guedes isolado em defesa do teto
AGE de Hering e Grupo Soma, vencimento de opções: Radar SA
Frete caro, ‘apagão de insumos’ e inflação ameaçam recuperação global, diz BCG
© 2021 Bloomberg L.P.