Japão deve melhorar medidas de combate à lavagem de dinheiro

Agência reguladora global, que monitora o financiamento ao terrorismo, manteve o país na categoria de “acompanhamento aprimorado”

Japão precisa aprimorar medidas de combate à lavagem de dinheiro
Por Yuko Takeo - Emi Urabe - Taiga Uranaka
31 de Agosto, 2021 | 11:06 AM

Bloomberg — O Japão precisa se esforçar mais para abordar a questão da lavagem de dinheiro e do financiamento do terrorismo, embora o país tenha apresentado boa compreensão dos riscos relacionados, segundo a agência reguladora global de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo Grupo de Ação Financeira (Gafi).

Após avaliações realizadas no país no final de 2019, o Japão continuou na categoria geral de “acompanhamento aprimorado”, juntamente com outros países, como os EUA, Austrália e Canadá, segundo o primeiro relatório de avaliação mútua do Gafi sobre o Japão desde 2008, publicado na segunda-feira. Esses países precisam melhorar as questões apontadas em revisões de pares e apresentar relatórios sobre o progresso, segundo o Gafi.

Veja mais: Nasa contrata startup japonesa para mapear vento para drones

Dos 113 países e territórios avaliados na última rodada, 21 ficaram na categoria de acompanhamento regular e 36 na categoria de acompanhamento aprimorado. Dos 56 outros países e territórios em observação, 22 estão na chamada “lista cinza” – categoria em que estão países monitorados mais rigorosamente pelo Gafi.

PUBLICIDADE

O Ministério da Fazenda do Japão declarou que a maioria dos componentes da última avaliação do país evoluíram após o anúncio de um plano trienal para manter o aprimoramento das medidas de combate à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

Crimes que incluam lavagem de dinheiro ficaram mais complicados e globalizados nos últimos anos, e as medidas do Japão precisam ser atualizadas constantemente”, afirmou o ministro da Fazenda Taro Aso em declaração após a publicação do relatório. “Isso é especialmente necessário para tornar o Japão o centro financeiro aberto e internacional, meta que faz parte de seus objetivos de estratégia de crescimento”.

No relatório, o Japão precisa priorizar esforços em áreas que incluem a supervisão de instituições financeiras, a prevenção do uso inapropriado de profissionais judiciais e a investigação e condenação de práticas de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

PUBLICIDADE

O plano trienal do Japão para abordar os problemas inclui o fortalecimento do monitoramento das instituições financeiras e a melhoria de sua capacidade de acompanhar o risco de que organizações sem fins lucrativos sejam usadas para o financiamento do terrorismo. Aso disse que o país também aumentará sua capacidade de congelar ativos quando necessário.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Japão tem pior desempenho econômico do G7 por vacinação lenta

Japão tem mais estações de recarga do que carros elétricos

Falta de pessoal qualificado contém avanço tecnológico da China