Xiaomi lança modelo de IA com voz em carros e smart homes e mira disputa com a OpenAI

Empresa avança em IA com foco em aplicações práticas no cotidiano. Modelo usa integração de tecnologia de código aberto do Alibaba

Xiaomi Stores in Shanghai Ahead of Earnings
Por Gao Yuan
04 de Agosto, 2025 | 09:17 AM

Bloomberg — A Xiaomi lançou nesta segunda-feira (4) um modelo de voz de código aberto para complementar suas tecnologias automotivas e de eletrodomésticos, aquecendo ainda mais a corrida para construir ferramentas de IA para mais do que apenas texto.

O novo MiDashengLM-7B é baseado no modelo de voz fundamental da Xiaomi, que foi implantado em carros e aparelhos domésticos inteligentes, com a integração do Qwen2.5-Omni-7B de código aberto do Alibaba.

PUBLICIDADE

A fabricante de telefones e automóveis com sede em Pequim detalhou os avanços e forneceu referências em uma publicação em sua conta do WeChat.

Leia também: Onde a Apple falhou: como a Xiaomi conseguiu passar de celular para carro elétrico

A Xiaomi tem buscado novos impulsionadores de crescimento fora de seu negócio principal de smartphones, com os veículos elétricos se tornando rapidamente uma de suas áreas de negócios prioritárias.

PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo, investir no desenvolvimento de inteligência artificial tornou-se uma prioridade primordial no setor de tecnologia da China, e muitas das principais empresas optaram por tornar seu trabalho de código aberto para garantir clientes.

As principais empresas chinesas de internet, desde a Alibaba até a Tencent Holdings, lançaram vários modelos que podem lidar com imagens, vídeo e som nos últimos meses para competir melhor com empresas como a Sora da OpenAI.

Tanto o presidente dos EUA, Donald Trump, quanto o líder chinês, Xi Jinping, enfatizaram a necessidade de seus países garantirem uma posição de liderança na corrida da IA.

Veja mais em bloomberg.com