Robotáxis estarão em operação em mais de dez mercados ao fim de 2026, diz CEO da Uber

‘O motorista robô não se cansa, não se distrai’, disse Dara Khosrowshahi em entrevista à Bloomberg TV no começo de dezembro; segundo ele, o mercado de transporte autônomo será tão vasto que haverá espaço para vários players

Dara Khosrowshahi, CEO of Uber (Photographer: Lam Yik/Bloomberg)
Por Angus Whitley - Annabelle Droulers
27 de Dezembro, 2025 | 12:16 PM

Bloomberg — A Uber Technologies espera oferecer serviços de robotáxi em mais de dez mercados até o fim de 2026, enquanto busca se tornar uma força dominante em um setor que estima que eventualmente valerá pelo menos US$ 1 trilhão.

Possíveis novos locais incluem Hong Kong e Japão, disse o CEO, Dara Khosrowshahi, em uma entrevista à Bloomberg Television no começo de dezembro.

PUBLICIDADE

Os serviços de robotáxi já estão ativos nos Estados Unidos e no Oriente Médio, e há “muitas discussões” sobre iniciar serviços semelhantes na Ásia, afirmou.

Os carros autônomos foram uma das seis principais áreas de foco identificadas por Khosrowshahi no mês passado.

Leia mais: Tesla começa a operar robotáxi e aposta em nova era de transporte sem motorista

PUBLICIDADE

Na entrevista concedida em Hong Kong, Khosrowshahi disse que o mercado de transporte autônomo será tão vasto que haverá espaço para vários players.

Mas ele afirmou que é fundamental operar em mercados com regulamentações estabelecidas para ter sucesso.

“Estamos muito confiantes de que teremos acesso a tecnologias autônomas nas grandes cidades e nos mercados que realmente importam”, disse Khosrowshahi.

PUBLICIDADE

“A tecnologia está definitivamente chegando lá. O motorista robô não se cansa, não se distrai.”

“O que é realmente importante é estabelecer um arcabouço regulatório”, disse ele.

A Uber fez investimentos de centenas de milhões de dólares em desenvolvedores de veículos autônomos para se posicionar como uma plataforma que facilita o transporte tanto em veículos dirigidos por humanos quanto em veículos autônomos.

PUBLICIDADE

A Uber disse no mês passado que começaria a oferecer viagens sem motorista em veículos da WeRide em partes de Abu Dhabi.

A Uber e a chinesa Baidu anunciaram em julho um plano para lançar robotáxis na plataforma de compartilhamento de viagens em vários mercados fora dos Estados Unidos e da China continental por meio de uma parceria de vários anos.

Na época, as empresas disseram que os veículos autônomos da Baidu estariam disponíveis no aplicativo da Uber na Ásia e no Oriente Médio ainda neste ano de 2025.

Leia mais: Uber e Lyft firmam parceria com a Baidu para táxis autônomos no Reino Unido

O serviço de robotáxi da Baidu, Apollo Go, já forneceu milhões de viagens públicas em mais de uma dúzia de cidades ao redor do mundo.

Desde então, a Uber firmou parceria com a fabricante de carros elétricos Lucid Group e com a startup de tecnologia de direção autônoma Nuro para implantar pelo menos 20.000 robotáxis ao longo de seis anos.

Khosrowshahi disse que a Uber tem “capital de sobra” para investir em áreas de crescimento.

Veja mais em Bloomberg.com