A Microsoft vai incorporar o assistente de inteligência artificial Copilot mais profundamente em seu navegador, apostando que os usuários acharão o serviço útil ao classificar informações e navegar na internet.
O novo Modo Copilot para o Microsoft Edge foi anunciado na segunda-feira (28), com a empresa caracterizando-o como um experimento. Quando o recurso estiver ativado, a abertura de uma nova guia do navegador reunirá o assistente de IA da Microsoft e a pesquisa na web em uma única caixa de texto.
Leia também: Sucesso do ChatGPT contra o Copilot alimenta a rivalidade entre OpenAI e Microsoft
O Copilot poderá ler informações nas guias do navegador. Isso pode significar ajudar os usuários a avaliar um conjunto de opções de quartos de hotel, por exemplo, ou encontrar e retomar sessões de navegação anteriores.
O software, que será capaz de responder a instruções faladas, também pode extrair informações de páginas da web, incluindo a seleção de anúncios e a história de fundo de uma receita para mostrar os ingredientes e as instruções passo a passo.
A iniciativa faz parte de uma mudança mais ampla, com as ferramentas de IA substituindo os recursos tradicionais da web.
Os chatbots já se tornaram um substituto para a pesquisa na internet, e muitos tecnólogos dizem que esses produtos provavelmente começarão a substituir os navegadores como a maneira padrão de algumas pessoas navegarem na internet.
Leia também: Microsoft elimina 9.000 empregos em nova rodada de cortes para reduzir custos
O Google, da Alphabet, também tem trabalhado para incorporar seu assistente Gemini ao navegador Chrome. No início deste ano, a empresa adicionou o chamado Modo de IA à pesquisa na web.
“Estamos testemunhando um ponto de inflexão na forma como interagimos com a web”, disse Sean Lyndersay, vice-presidente da Microsoft que lidera o desenvolvimento do produto Edge, em um post de blog.
Anteriormente, os usuários do Edge podiam chamar um Copilot mais limitado clicando no onipresente logotipo do redemoinho azul-rosado na parte superior do navegador.
O novo modo Copilot exigirá que os clientes optem por ele, informou a Microsoft, sediada em Redmond, Washington. Ele pode ser desativado nas configurações do navegador Edge.
Veja mais em bloomberg.com
©2025 Bloomberg L.P.